Boas notícias na Alemanha

Não foi uma atuação primorosa. Mas a seleção brasileira mostrou evolução e capacidade como não fazia há tempos sob o comando de Mano Menezes. E não foi contra um adversário morto. A Dinamarca é 10ª colocada no ranking da FIFA e fez participação destacada nas eliminatórias para a Eurocopa. Muito embora, seja mais fácil analisar que o adversário é fraco do que perceber a evolução do time brasileiro.

Com apenas quatro jogadores sem idade olímpica, Mano Menezes manteve o padrão tático mas conseguiu o que dizia querer desde que assumiu o posto: um time leve, que controlasse o jogo e marcasse sob pressão. E conseguiu graças, principalmente, às ótimas atuações de Hulk e Oscar.

O primeiro fez o que já faz há três temporadas no Porto. Participação importante na marcação da saída de bola, velocidade e poder de definição, seja no chute de longa distância ou na jogada de dentro da área. Foi o que melhor se adaptou à função na Seleção e não me surpreenderá se for à Londres.

O segundo deu o ritmo que o sistema 4-2-3-1 exige do "camisa 10". Recuou para organizar a saída de bola quando necessário, contribuiu na marcação dos volantes dinamarqueses e chamou a responsabilidade da armação. Partida irretocável de quem pode ganhar espaço com mais uma contusão de Ganso.

Fica ainda a percepção de o quanto Thiago Silva pode ser importante neste processo de renovação, comandando a garotada de dentro do campo. E que Sandro é volante raro, que merece voltar a ter espaço no time (assim como Rômulo mostrou ser alternativa válida).

Ainda que o ritmo tenha caído no segundo tempo, e que tenha sido "só um jogo", Mano Menezes já parece encontrar um caminho para seguir. Com Neymar no time e continuidade, testando outras peças aos poucos, o Brasil pode tornar-se a potência que prometia ser quando o treinador assumiu.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter