Pra comemorar e lamentar

Durou pouco o tempo para lamentar a prata nos Jogos Olímpicos. Com reforços importantes e sem Marcelo, o Brasil voltou à campo para enfrentar a Suécia em amistoso comemorativo neste domingo. Venceu com autoridade e voltou a mostrar padrão de jogo contra um adversário desfalcado e pobre tecnicamente.

Daniel Alves, David Luiz, Paulinho e Ramires entraram para fortalecer o time principal, que manteve Gabriel no gol e teve Alex Sandro na lateral esquerda. Com Neymar novamente livre para circular pelo campo, atuando mais centralizado, o time de Mano variou entre o 4-2-3-1 e o 4-4-2 em linha, com Oscar na esquerda e Ramires pela direita. Funcionou. Posse de bola, boas jogadas e goleada construída já no fim do jogo com Alexandre Pato no comando do ataque.

O Brasil segue mostrando que já tem uma base para trabalhar. O time não deve mudar muito nos próximos anos. Tem um esquema, uma proposta e um time. Precisa trabalhar mais em cima disto e não recomeçar o trabalho. A grande dificuldade, porém, será a falta de jogos competitivos. Sem disputar as Eliminatórias, o Brasil perde a referência de análise quando enfrenta adversários menos interessados em amistosos. Encontrar uma solução para isto será fundamental para a CBF e para Mano Menezes montar um time forte.

A lamentar ainda mais a postura do time ao não querer jogar com a bonita camisa comemorativa feita pela CBF em homenagem ao mundial de 1958. Ajuda a deixar uma geração cada vez menos identificada com o torcedor ainda mais distante justamente quando deveriam fazer o contrário, pensando na Copa de 2014.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter