Indiscutível?

A atuação de gala da Seleção Brasileira, na goleada por 6 a 2 sobre Portugal, pode ser vista por vários pontos de vista.

A primeira: o Brasil foi bem. Muito bem. Como há algum tempo não se via. Um time bem armado taticamente (a entrada de Anderson foi fundamental para esta melhora!) e com atuações individuais impecáveis. Kaká brilhou, fazendo o que sabe, carregando a bola vindo de trás e dando passes precisos. Parecia querer jogar ainda mais pelo "duelo" contra Cristiano Ronaldo, que aliás, venceu com sobras. Quem também sobrou foi Robinho. E os outros jogadores fizeram o que deles se espera: Maicon foi bem, fazendo o que sabe fazer, utilizando sua força física para chegar bem ao ataque. Elano também foi bem. Fez o simples, mas foi como sempre eficiente. E o que dizer de Luís Fabiano? Não tem o perfil de craque, mas sabe fazer gols como poucos. E ontem, fez 3. Não tem o que pedir além disso para um atacante.

A segunda: é preciso lembrar que o Brasil jogou solto, fez bonito, porque teve espaços. Portugual fez o que sabe: atacar. É um time abaixo da crítica na defesa. E deu muitas brechas para que os principais jogadores brasileiros tivesses espaços para carregar a bola, olhar e dar o passe. Duvido, e muito, que a atuação seria assim se jogasse contra um adversário fechado e bom defensivamente.

A terceira: não aguento mais ver o Kléber na seleção. A diferença é tão grande que em 15 minutos, Marcelo fez muito mais que ele. Um passe preciso para Adriano fechar a goleada. Kléber e Gilberto Silva não dá mais e eu só espero que o ranzinza Dunga consiga perceber isto.

A quarta e última: como perdeu a Seleção Portuguesa sem Felipão. Com bons valores ofensivamente e um time leve, a estratégia do ex-treinador era fechar bem o time na defesa, para deixar os valores individuais decidirem, principalmente nos contra-ataques. Carlos Queiroz não. Coloca um time totalmente desprotegido na defesa e escala jogadores fora de posição. Cristiano Ronaldo como centro-avante no segundo tempo, foi uma das aberrações. E assim, é difícil imaginar que Queiroz vá durar muito tempo no cargo.

Resumindo: uma atuação fantástica, de dar gosto. Que a seleção estava devendo para o torcedor, que ainda não tinha visto gol este ano. Dunga deve permanecer. E até acho justo, apesar de não gostar nem um pouco do trabalho do aprendiz de treinador. Mas o time ainda tem falhas que precisam ser corrigidas para se formar uma verdadeira Seleção à altura do Brasil. O que importou, no entanto, foi fechar o ano com chave de ouro. Que continue assim em 2009.

10 comentários:

Anônimo disse...

Indiscutível é Gilberto Silva: ele não tem vaga nesse time.

Daniel Reiner disse...

O jogo entre Brasil e Portugal entra prá galeria daqueles que justificam os sonhos dos perseverantes, utópicos e saudosistas.
Exagerado,eu? Que seja,que sou!

(Visite sempre o 1982 Esporte Clube)

Forte abraço!

Anônimo disse...

Grande exibição, mas o que me deixa p. da vida é que basta um jogo ser mais complicado pra todos esquecerem disso. Kaka é um Pelé perto de Cristiano Ronaldo. hahahahahaha. valeu.

Fernando Gonzaga disse...

não consegui assistir a toda partida, mas pelo pouco que percebi, era nítido os espaços oferecidos pela seleção portuguesa...o Kaká deitou e rolou com toda avenida aberta para ele...mas enfim, uma vitória maiúscula...

Ano V disse...

Portugal é uma seleção que joga e deixa jogar, ao contrário da maioria dos países sul-americanos. Este estilo de jogo luso facilitou a bela exibição do Brasil. Mas concordo com Pizatto: Gilberto Silva não tem vaga na seleção. O futebol de hoje não permite este tipo de volante, que apenas destrói...

abs grissi,

Luciano Dias

Leandrus disse...

Eu concordo com tudo que você disse, exceto o que disse sobre Dunga. Particularmente, acho que Dunga não teve um bom ano, falhou no principal objetivo, que era conquistar o ouro nas Olimpíadas, tendo atuações sofríveis mesmo quando ganhava, e teve graves problemas ao montar equipes contra verdadeiras retrancas. Mostrou ser limitado (e teimoso) nisso, mas pelo menos testou uma alternativa nesse último jogo, colocando Anderson. Espero que tenha gostado da atuação dele e não coloque mais Josué e Gilberto Silva juntos...

Anônimo disse...

Bem colocados todos os quatro pontos. Kléber ontem foi mal demais. É um bom jogador e tal, mas a fase dele de ir pra Seleção já passou faz tempo. A vez agora é do Marcelo, que aguenta o tranco tanto na defesa quanto no ataque.

Portugal ontem jogou brincando. Não levaram nem um pouco a sério o amistoso, cabe acrescentar. Mas, ainda assim, a vitória do Brasil foi soberana, acima da média. Lembrou aquela atuação contra o Chile. Problema é que os times sul-americanos, quando vêm jogar no Brasil, se fecham demais, trancam a defesa. Isso trava o jogo dos mais habilidosos, como Kaká e Robinho, que fazem toda a diferença.

Arthur Virgílio disse...

Dunga deu provas que seu time joga bem, contra adversários de ponta, que deixam jogar. Aqueles que atuam fechados, como a maioria dos sula-mericanos, o time acaba de perdendo.

Daniel Leite disse...

Ótimas considerações. No entanto, o que mais qualifico como indiscutível foi a atuação ridícula de Portugal. O meio-campo não jogou, o ataque inexistiu, e a defesa sofreu com um P. Ferreira totalmente torto. O Brasil foi bem demais. Mas foi igualmente ajudado pela apatia lusitana.

Até mais!

Saulo disse...

O Brasil jogou muito bem, mas não podemos achar que está tudo certo.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter