Por um centenário inesquecível

O Coritiba vinha se planejando a pelo menos dois anos para esta importante temporada. Mas o ano em que o clube completará 100 anos não deve ser de muitas glórias. A diretoria não foi bem. E ainda contou, principalmente, com uma debandada dos principais jogadores, que se destacaram no ano passado e acabaram deixando o clube.

A montagem do elenco para 2009 foi feita de maneira comum. Nenhum grande reforço, como chegaram a especular. O time mais perdeu do que ganhou em todos os setores. Em um, especialmente. No banco de reservas. Sai Dorival Júnior, entra Ivo Wortmann. Não que Ivo seja mal treinador. Mas o time tinha mais a ganhar com a permanência de Júnior, ao meu ver.

Para este ano, o time tem no gol o melhor setor. Vanderlei provou ser ótimo em 2008. E ainda tem, no banco de reservas, o também bom goleiro Edson Bastos. A preocupação porém, começa na defesa. A lateral direita, muito provavelmente será ocupada por Márcio Gabriel. Lateral mediano que veio do Ipatinga. Rodrigo Heffner corre por fora. Do outro lado, porém, a coisa complicou. Ricardinho e Rubens Cardoso deixaram o clube. Vicente, ex-Ponte Preta chegou para ocupar a posição. Confesso que não conheço.

Na zaga, o time perdeu o ótimo zagueiro Maurício para o Palmeiras. Mas ganhou o também seguro Pereira, vindo do Grêmio. Felipe deve ser seu companheiro de zaga. E ao que tudo indica, Rodrigo Mancha, pode fazer um papel de terceiro zagueiro, da forma como gosta o técnico da equipe.

No meio-campo, Rodrigo Pontes bom volante recém-contratado, tem tudo para ser um dos titulares. Disputará vaga com Leandro Doniteze. A armação de jogadas, porém, é outro ponto forte da equipe. Apesar dos boatos das saídas de Carlinhos Paraíba e Marlos, os dois devem permanecer. E serão essenciais no sucesso da equipe. Já provaram que tem bola para isto no ano passado. Pedro Ken, recuperado de contusão, também pode ser uma grata surpresa no setor.

À frente, a coisa fica complicada. O Coritiba perdeu um dos melhores jogadores do clube nos últimos anos. Keirrison foi mesmo para o Palmeiras. Marcos Aurélio, que veio do futebol japonês, é bom jogador. Mas sem dúvidas, não é substituto à altura. Ao lado dele deve jogar o jovem argentino Ariel. Ou então, Ivo pode optar pelo adiantamento de um dos meias.

Com este time, o Coritiba entra forte na disputa do Campeonato Estadual. Mas vejo poucas possibilidades nas outras competições. A Copa do Brasil está forte, e duvido que o Coxa brigue pelo título. No Brasileiro, a coisa pode ficar ainda pior caso o clube não contrate e ainda perca alguns jogadores no meio do ano. O centenário do Coritiba, também pode acabar tornando-se uma data para ser esquecida.

Time-Base:
Vanderlei, Márcio Gabriel, Pereira, Felipe e Vicente; Rodrigo Mancha, Rodrigo Pontes (Leandro Donizete), Marlos e Carlinhos Paraíba; Ariel e Marcos Aurélio.

3 comentários:

Danilo Damasceno disse...

Até porque os centenarios dos clubes, parece nem sempre ser uma data boa a ser comemorada, vide Flamengo, Atlético-MG e por ai vai.Abração

Anônimo disse...

Tomara que o Coritiba seja o unico clube a ter um centenario bom esse ano, hsuahsuahsuahushaushauhsuahusa;
Saudações do Gremista Fanático

Anônimo disse...

100 anos é uma marca impressionante, desejo sorte pro Coxa apesar dos pesares e também do que o Danilo disse aí, nem sempre é um ano bom os centenários...... o meu é só em 1935!

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter