O primeiro grande resultado inesperado

Antes de mais nada: sou contra todos aqueles que vibraram com a derrota da Espanha. Sou absolutamente contra todos que taxaram a equipe de "amarelona" pela derrota de hoje. E terminantemente contra aqueles que fadaram a seleção ao fracasso na África do Sul graças à estréia de hoje.

Agora vamos aos fatos: A Espanha entrou em campo para enfrentar uma Suiça tradicionalmente defensiva. Que armava uma verdadeira blitz na entrada de sua área e não dava espaços para os espanhóis trabalharem. Não é atoa, que não sofrem gols há sete jogos em Copas do Mundo. É preciso reconhecer os méritos de uma equipe que soube de sua inferioridade e fez o único jogo que lhe daria alguma chance de vitória.

Graças ao melhor time e à capacidade técnica infinitamente superior, a Espanha dominou amplamente a partida. Teve 63% de posse de bola e finalizou 3 vezes mais do que o adversário. Acertou a trave, o travessão e contou com boas defesas do goleiro. Mas a bola não entrou.

Já a Suiça, foi ao ataque poucas vezes. Em uma delas, bola espirrada, bate rebate, e gol de Gélson Fernandes. 1 a 0 que abalou os espanhóis e animou quem saiu na frente. Que por pouco não se animou além da conta abrindo espaços na defesa.

A Espanha seguiu pressionando, a entrada de Fernando Torres surtiu efeito, mas o empate não veio. E a estréia do maior favorito no Mundial, acabou com derrota.

Aliás, a Espanha precisa rever um conceito básico. O time não funciona e não vai funcionar no 4-2-3-1, como pretende Del Bosque e como foi escalada no início hoje. O motivo é simples. Xavi, o meia central, volta muito para receber a bola e joga longe do gol. É característica. Assim, o centro-avante acaba ficando muito isolado. Com Fernando Torres, Villa ganha alguém para tabelar. Como os dois sabem abrir espaços e jogar sem a bola, a Espanha fica forte demais.

Hoje, inclusive, acho que a melhor alternativa era usar o 4-4-2 em linha, já que a Suíça deixava muito espaço na entrada da área. Assim, o time conseguiria fazer a virada de jogo de forma mais veloz, tentando surpreender.

A derrota da Espanha pode complicar a classificação do melhor time do planeta. Com a vitória no primeiro jogo, a Suíça deve acreditar na classificação e jogar mais aberta contra seus próximos adversários. Também deve vencer Honduras. Assim, é bem provável que a vaga seja decidida no saldo de gols. E é aí que eu acredito na equipe mais capaz de criar algo diferente na África do Sul.

De toda maneira, é importante que aqueles que estão torcendo contra saibam de uma coisa. Quem perdeu hoje, não foi a Espanha. Foi o futebol.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter