Só um Louco para jogar no ataque

Numa Copa do Mundo extremamente defensiva e cheia de precauções, El Loco Bielsa brindou os amantes do futebol com mais uma de suas "loucuras". O Chile entrou em campo com uma formação extremamente ofensiva, dominou a seleção de Honduras e praticou um futebol muito interessante. A nota triste, foi não ter convertido suas chances em gols. O placar foi curto, como na maioria dos jogos da Copa: 1 a 0.

Como o time de Honduras atuava apenas com um atacante e congestionava o meio-campo, Bielsa apostou na volta do 4-3-3 para seu time. Isla, porém, é um meia com capacidade para fazer muito bem a lateral direita. E era por ali, com ele, Fernandez e Sanchez que o time criava as melhores oportunidades.

Sem Suazo, a aposta por Valdívia como comandante do ataque mudou um pouco a maneira de atuar da equipe. Com marcação no campo de ataque, velocidade e constante troca de passes e posições, o Chile envolvia e sufocava o adversário, que não via a cor da bola. Ao final do primeiro tempo, as estatísticas marcavam mais de 70% da posse de bola para os sul-americanos.

No intervalo, aliás, a equipe já vencia o jogo. Beausejour marcou após jogada, claro, pelo lado direito. Apesar da vantagem, o intenso time chileno não diminuiu o ritmo. Seguiu criando chances de gol seguidas. Em uma delas, Valladares fez uma daquelas defesas para entrar para a história, após peixinho de Ponce. Chances que certamente não serão perdidas por Suazo, que deve voltar ao time já na segunda rodada

Na reta final da partida, Honduras colocou mais um atacante (Alvarez) e obrigou o Chile a voltar a seu esquema tradicional (3-4-3) com a entrada de Jara. O que não fez com que a equipe perdesse o ritmo e continuasse muito superior.

Após 48 anos, o Chile voltou a vencer um jogo de Copa do Mundo. E a empolgação pelo bom futebol apresentado pela equipe faz sentido, apesar do fraquíssimo adversário. Numa Copa onde a tônica é se defender, o Chile pode fazer de sua "loucura ofensiva", seu grande trunfo.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter