A volta da Celeste

Depois de ser um dos grandes times da primeira fase, o Uruguai seguiu sua ótima campanha na África do Sul. Bateu, com sofrimento desnecessário, a Coreia do Sul e chegou às quartas-de-final depois 40 anos. Mais do que isso, é favorito para conseguir uma das vagas da chave na semi, mostrando que a Celeste Olímpica está mesmo de volta.

A postura tática do Uruguai mudou um pouco no jogo de hoje. Forlán foi mais atacante do que meia, apesar de ter liberdade para recuar e buscar o jogo organizando a equipe. Para o time funcionar, Álvaro Pereira teve que ser mais volante. O time variava entre um 4-3-1-2 e o 4-3-3.

A Coreia do Sul manteve o 4-2-3-1. O craque do time, Park Ji Sung, porém, começou jogando pelo lado esquerdo. O time só fluiu bem quando o jogador passou para a meia central, recuando Chuyoung para o setor esquerdo.

Desde o início do jogo, o Uruguai teve o controle, apesar dos sustos iniciais. Os asiáticos tinham dificuldade na saída de bola e faziam seguidamente uso da ligação direta o que deixava os sul-americanos com o controle da bola e do jogo. A falha de Sungyong, aos 8 minutos, que resultou no gol do oportunista Suárez, deixou o jogo ainda mais à feição dos uruguaios.

Depois de jogar melhor na etapa inicial e de ter inclusive um penalti não marcado pela arbitragem, o Uruguai resolveu se defender. Recuou suas linhas e deu espaço para a Coreia, que voltou cheia de apetite ao segundo tempo. O time só foi se recuperar no jogo após a falha geral da defesa e do goleiro Muslera resultarem no primeiro gol sofrido pelo Uruguai na Copa.

Alguns minutos de pressão coreana e duas boas chances perdidas foram suficiente para o Uruguai voltar a assumir as rédeas. A entrada de Lodeiro acertou a marcação pelo lado esquerdo e o time cresceu. Até Suárez novamente, em bela finalização, dar números finais ao jogo.

A classificação fez justiça para o time que jogou melhor a maior parte do jogo. O Uruguai tem boa organização defensiva e muita qualidade técnica no ataque. É uma seleção forte, que conta com Forlán em grande fase, com Lugano experiente e controlado e com Pérez jogando como um leão no meio-campo. Chega como favorita às quartas de final e certamente dará muito trabalho para quem vier pela frente.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter