Apenas o começo

Deixei para hoje o meu comentário sobre Mano Menezes na seleção. Depois da barrigada com Muricy Ramalho na última sexta, achei mais prudente aguardar assinatura de contrato e apresentação oficial para tecer comentários. Gosto muito de Mano. Acho um técnico preparado para o cargo. Certamente, vai ganhar experiência ao longo dos quatro anos até a Copa do Mundo. E chegará maduro e no auge da carreira em 2014.

Com Mano Menezes, o Brasil terá mais cara de Brasil do que teria com Muricy Ramalho. Apesar da fama de retranqueiro, o gaúcho costumou montar times leves e técnicos, mas com muita qualidade defensiva.

Na seleção, Mano comandará uma renovação. Prova disto, foi a primeira convocação agora a pouco, com apenas quatro jogadores que estavam na Copa do Mundo. Não quer dizer que outros estão definitivamente fora. Mas já é um primeiro bom sinal.

Então vejamos a primeira lista, com os comentários, primeiro por posição:

Goleiros: Victor (Grêmio), Jéfferson (Botafogo) e Renan (Avaí)
A posição mais controversa da primeira convocação. A tendência natural é que Júlio César continue titular do time. O mais estranho foi o fato de ter convocado três goleiros para um amistoso. Duvido que todos joguem. Jéfferson do Botafogo, foi a grande surpresa. Renan, do Avaí, uma boa aposta para os Jogos Olímpicos. Convocando apenas goleiros "brasileiros", porém, é inadmissível a ausência de Fábio, do Cruzeiro.

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Rafael (Manchester United), Marcelo (Real Madrid) e André Santos (Fenerbahçe)
Daniel Alves é remanescente da Copa do Mundo. E deve assumir a posição já que Maicon terá idade avançada em 2014. Rafael é outra aposta olímpica, que ao meu ver, precisa de mais tempo e maturidade. Os nomes para a lateral esquerda, reforçam a falta de opção no setor. Marcelo merece outra oportunidade. E André Santos, viveu a melhor fase da carreira sob o comando de Mano.

Zagueiros: David Luiz (Benfica), Thiago Silva (Milan), Henrique (Racing Santander) e Réver (Atlético-MG)
Thiago Silva foi outro remanescente. Com a idade avançada de Lúcio e Juan, deve ser titular e referência da nova zaga. Ao seu lado, o provável titular é David Luiz, do Benfica. Convocação justíssima e para mim, a melhor das novidades. É um baita zagueiro. Henrique e Réver também são jovens com potencial, apesar de achar que Miranda poderia estar entre os escolhidos.

Volantes: Sandro (Internacional), Hernanes (São Paulo), Lucas (Liverpool) e Jucilei (Corinthians)
Volantes com bom poder de marcação, mas com boa saída com a bola. Será a marca do time de Mano. A grande surpresa foi Jucilei, principalmente por Elias ter ficado de fora. Aliás, o jogador não vem vivendo um grande momento e nem sempre vinha sendo titular no time de Mano. Acho que Anderson é outro que em breve terá oportunidades no setor.

Meias: Ramires (Benfica), Paulo Henrique Ganso (Santos), Carlos Eduardo (Hoffenheim) e Éderson (Lyon)
Ramires é mais um remanescente. O mais jovem do elenco da última Copa não poderia ficar fora. Ganso era carta marcada. Carlos Eduardo, já foi convocado por Dunga e é uma grande aposta para o futuro. Éderson, outra grande surpresa, é um jogador com qualidade comprovada e jovem, mas que não vive grande fase no Lyon. Kaká, certamente, estará entre os convocados em breve.

Atacantes: Robinho (Santos), Neymar (Santos), André (Santos/Dinamo Kiev), Alexandre Pato (Milan) e Diego Tardelli (Atlético-MG)
A grande surpresa da posição foi André, do Santos. Outro que vejo na lista apenas com pensamento na seleção olímpica de 2012. Pato reaparece e é boa opção já que é outro com idade olímpica e muita qualidade. Tardelli, mesmo sem viver grande fase no Atlético-MG, faz por merecer outra oportunidade. Fred, que vive grande momento no Fluminense, mas se machucou, deve ter chances. E não acho que o ciclo de Luís Fabiano tenha terminado.

Com algumas ressalvas, a primeira convocação de Mano foi ótima. Vale lembrar que foi feita às pressas, com poucas observações e que a temporada europeia ainda não começou. Esta lista certamente não é definitiva e Mano terá tempo de sobra para fazer observações e testes.

Eu confio no novo técnico da Seleção. Acho a lista boa e vejo que ainda tem muita gente boa para entrar. Resta aguardar e torcer.

Um comentário:

André Augusto disse...

Não gostei dos goleiros mais velhos (atravessam maumomento), chamaria Fábio e Diego Alves. Jucilei também foi bola fora (Elias dentro). Mas no geal, o importante é o conceito de renovação. O time deve tomar forma aos poucos.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter