A era do trabalho

É questão de pequenos detalhes: Muricy Ramalho será o novo técnico da seleção brasileira. Resta apenas o acerto do treinador com o Fluminense para a oficialização do acordo.

Muricy Ramalho chega à CBF credenciado pelos três títulos brasileiros à frente do São Paulo. De fato, ninguém conquistou tanto no país como ele nos últimos cinco anos. Um técnico que evoluiu, que fez bons trabalhos, que mostrou poder de reação e qualidades.

Por tudo isto, não há como discutir: a escolha do treinador foi a mais justa possível.

O que não quer dizer que tenha sido a melhor possível. Explico: já fiz aqui no blog várias críticas ao "estilo Muricy". Que ele é vencedor, é inegável. Mas venceu quando tinha elenco muito superior aos concorrentes e com um estilo que, definitivamente, não agrada ao torcedor brasileiro. No Palmeiras, ano passado, com elenco fraco, seu trabalho foi um fiasco. É inegável, no entanto, que faltam opções no mercado. Felipão não queria assumir agora, Mano deixa algumas incertezas e os outros nomes causam calafrios.

Na seleção, Muricy terá que trabalhar a renovação. E encontrará uma safra muito interessante para ser utilizada. Não temos a melhor seleção do mundo. Mas temos potencial para montar um time interessante e vencedor.

O que me preocupa é o estilo. Muricy não é retranqueiro. Mas monta times com mais qualidades defensivas e que usa das bolas paradas e dos contra-ataques como arma principal. O estilo, é bem parecido com o de Dunga (sem querer comparar os dois treinadores, por favor).

O treinador precisa saber que a pressão será grande demais. O objetivo é a Copa de 2014. E aqui, os torcedores vão querer muito mais do que vencer. Por isso, Muricy precisará ter paciência para trabalhar o time e se reinventar quando for preciso.

De toda forma, Muricy já provou que o trabalho é o melhor caminho. Então, mãos à obra. E boa sorte ao novo treinador.

PS: Na liderança do Brasileirão, o Flu sofrerá para achar um substituto. O mercado anda escasso, como já disse acima. Adilson Batista é de longe o melhor nome entre os desempregados. O tiro precisa ser certeiro, já que o trabalho vinha sendo bem feito e a equipe tem ótimas condições de brigar pelo título.

Um comentário:

Saulo disse...

Gostei muito da escolha. O Muricy é um ótimo treinador e vem provando isso. Fez sucesso no São Paulo e foi até bem no Palmeiras caindo de produção no final. E no Flu vem ou vinha fazendo um bom trabalho.

Valeu e até mais.

Saulo

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter