Classificação e recuperação

É preciso relativizar a classificação e a goleada do Vasco sobre o Aurora, da Bolívia, que confirmou a ótima temporada do time vascaíno em 2011. O 8 a 3 foi construído com competência em um jogo que começou muito interessante mas que no fim tornou-se um treino de pouco luxo com cara de "casados x solteiros".

Se a goleada robusta sobre o fraco time boliviano não serve para confirmar a qualidade do elenco vascaíno (que jogou com apenas quatro titulares hoje), serviu para algo que me parece mais importante no momento.

Alecsandro não marcava há meses. Começou o jogo com um gol (bem anulado). Quando o Vasco vencia por 1 a 0, perdeu um gol feito e no contra-ataque, saiu o primeiro gol do Aurora. Vaias, xingamentos e pedidos por Elton. Alecsandro teve nova chance, fez tudo certo mas o zagueiro (na verdade o centro-avante) tirou em cima da linha. Logo na sequência, escanteio e cabeçada no travessão...de Alecsandro. O gol parecia impossível, mas nestas voltas que a bola dá, o bom e eficiente atacante vascaíno balançou as redes duas vezes (ambas de cabeça) ainda antes fim da primeira etapa.

Veio o segundo tempo e o Vasco logo chegou ao placar que lhe interessava. Passe de Alecsandro para Leandro marcar pela primeira vez com a camisa do Vasco. Um jogador que foi dado como dispensável, que se dedicou sempre que entrou, e que ainda pode ajudar.

O marco para o fim da organização no jogo foi o quinto gol, em penalti cobrado por Juninho. Daí em diante as duas equipes se desorganizaram, frequentemente se desligaram na defesa, e os gols saíram por atacado. Bernardo, Douglas e Allan marcaram para o Vasco.

O Aurora não tem um bom time e o Vasco fez por merecer a classificação. Tem uma chave teoricamente mais fácil na Sul-Americana, mas roda o elenco e ganha ainda mais moral para o Campeonato Brasileiro.

Mais importante do que seguir em frente este jogo serviu para o Vasco recuperar alguns jogadores que vinham sendo sub-aproveitados no elenco. Douglas não é um grande zagueiro, mas ganha moral caso seja necessário utilizá-lo nas ausências de Dedé. Allan a mesma coisa. Leandro é o jogador mais parecido com Éder Luís no elenco e pode ganhar mais tempo de jogo. E Alecsandro, o qual sempre achei ótimo centro-avante, reencontra a paz com a torcida e o caminho do gol em momento que pode ser fundamental.

O Vasco deve seguir sério na Sul-Americana. Pode continuar rodando o elenco com inteligência e seguir em frente. O Universitário tem mais tradição do que o Aurora mas não é um bicho de sete cabeças.

Levando o que vier pela frente com seriedade, o Vasco se torna um candidato cada vez mais sério a encerrar uma brilhante temporada com chave(s) de ouro.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter