O vermelho faz a força

O Campeonato Brasileiro segue em aberto, disputado e muito emocionante. Desconsiderando que a 14ª rodada ainda não está completa, a diferença do líder para o sétimo colocado é de apenas 5 pontos. Líder que voltou a tropeçar e pode ser ultrapassado pelo Grêmio, que joga hoje. Do lanterna, para o 13º, a distância também é a mesma. Proximidade que permite saltos como o do Goiás, que pulou de 17º para a 12ª posição.

Mas a força da competição está mesmo nos times vermelhos. São os que mais empolgam. Como o Inter, que com os reforços que estão por vir, tornam-se, pelo menos para o blogueiro que vos escreve, o principal favorito ao título. Ontem, bateu o São Paulo em grande partida. Destaque, mais uma vez, para Nilmar que voltou a marcar dois gols. É um craque indiscutível. Já o São Paulo, sentiu falta de Alex Silva, principalmente. Juninho voltou a falhar. A arbitragem também, anulando gol legal de Dagoberto. Mas a vitória Colorada foi incontestável. Com sobras.

O outro time que empolga é rubro-negro. O Vitória vai mostrando a que veio. Vale, novamente, destacar o trabalho do ótimo Vágner Mancini. O Grêmio não estaria ainda melhor com ele? Mas eu não me canso de elogiar o futebol dos baianos, da grande revelação da competição até aqui: Marquinhos. Ontem, marcou os dois gols da vitória sobre o Náutico, que já coloca o time na segunda posição.

Outro rubro-negro decepcionou, mas ainda é líder. Vale destacar o ótimo time de volei montado pelo Flamengo e a bizonha arbitragem de Evandro Rogério Roman. Ronaldo Angelim marcou o primeiro gol, de mão. No segundo, Diego Tardelli deu uma ótima levantada, com as mãos. Ibson deu uma verdadeira cortada com os pés para marcar o segundo. Novamente Tardelli ainda tentou marcar o terceiro de mão. Mas aí, o juiz criou vergonha na cara e expulsou o atacante, que já tinha amarelo. Além disso, penalti inexistente de Fábio Luciano marcado a favor da Lusa. Bruno defendeu, e a palhaçada falou mais alto. O juiz mandou voltar. Na segunda, Diogo marcou. Novamente de penalti, na segunda etapa, a Portuguesa fez o gol de empate, com Diogo. No fim do jogo, penalti maroto para o Flamengo. Ibson bateu e Sérgio defendeu. O juiz mandou voltar, graças à uma leve adiantada do goleiro. Na segunda cobrança, Sérgio se adiantou ainda mais e voltou a defender. Faltou peito para mandar voltar. Apesar dos erros de arbitragem o 2 a 2 no Canindé representou um ótimo jogo. Dois times jogando para frente, buscando a vitória. Muitas chances criadas. Bom para a Portuguesa, que se segue mal na tabela, se anima para crescer. Espinoza parece que pode dar certo. Ruim para o Flamengo, que dos últimos 9 pontos conquistou apenas 1. A liderança pode ser perdida para o Grêmio. É preciso acordar enquanto é tempo.

No Maracanã, um grande clássico. Vasco e Fluminense empataram em 3 a 3. Não foi um ótimo jogo tecnicamente, mas foi um jogo emocionante do início ao fim. Leandro Amaral perdeu o gol mais feito do ano. Parecia que não queria marcar contra o ex-clube. Edmundo, porém, fez questão, e abriu o marcador. Só no segundo tempo, Leandro se redimiu, marcando o segundo sem ser incomodado. Com Tartá no time, o Flu melhorou. Ganhou em velocidade e criatividade. Washington diminuiu a vantagem logo depois. Mas Rafael, péssimo substituto para Gabriel, entregou o ouro para Morais, que deixou Edmundo em condições de marcar o terceiro. Tudo definido? Não. Com a forcinha tradicional da defesa vascaína, o Flu empatou, com Washington (paradinha) e Tartá, em bela jogada de Somália. O Vasco segue preocupando. E o Flu segue sem conseguir "brincar" na competição.

A bela cobrança de falta de Iarley foi o diferencial no Mineirão. Jogo fraco tecnicamente e outra derrota do Cruzeiro, que perde a força. E como eu já havia previsto na última rodada, o Goiás ensaiava a saída da zona de rebaixamento. Depois de um primeiro tempo fraco tecnicamente, o Goiás abriu o placar em cobrança de falta. E foi só. Ou melhor, Júlio César foi expulso no final da primeira etapa. Com mais um atacante na vaga do fraco Jadílson, o Cruzeiro tentou partir pra cima. Mas o jovem time sentiu a pressão da torcida, foi afobado e não conseguiu furar o ótimo bloqueio formado pela defesa Esmeraldina. Que bate Palmeiras e Cruzeiro na sequência e ganha força. Já o Cruzeiro, vive o mesmo problema do Flamengo. Precisa de um atacante de verdade se quiser ser campeão.

No Engenhão o efeito Ney Franco faz efeito. E o Botafogo goleou o já freguês Atlético-MG. 4 a 0 sem dificuldades. Vale destacar o penalti logo à 25 segundos (que fase hein César Prates?!). Lúcio Flávio abriu o placar. Depois, domínio de bola do Atlético-MG, sem nenhuma qualidade no meio, incapaz de converter em gols. No segundo tempo, César Prates foi expulso. O jovem Iury também. Vinicius deveria ter sido. Com 2 a menos, foi fácil para o Botafogo ampliar nos minutos finais, com Triguinho, Carlos Alberto e Gil. Enquanto o Bota cresce e mostra que pode chegar rapidamente à parte de cima, o Galo agoniza na zona de rebaixamento. Sem Pet, o time é horrível. Com ele, depende de lapsos de um jogador que já não é mais aquele. Preocupante.

Sofrido, mas o Coritiba conquistou três pontos muito importantes. Carlinhos Paraíba, o destaque da partida, fez o único gol sobre o Ipatinga. O Coritiba segue com altos e baixos. Vence apenas quando joga em casa. Já o Ipatinga, mostrou que melhora aos poucos. Mas aos poucos é muito pouco para o time não ser rebaixado. 5 pontos já o separam da saída da degola.

3 comentários:

Anônimo disse...

Se existia dúvidas sobre a falta que fariam Alex Silva e Hernanes essa foi a resposta, ainda mais sem Borges e Miranda..... mas o tricolor a de se recuperar com vitória já no próximo jogo !!!!!!

Zêro Blue disse...

Grande Nilmar... em 12 jogos 7 gols. Com certeza nesse ritmo será o artilheiro do Brasileiro 2008 e o Inter sobe no conceito da maioria dos comentaristas, jornalistas e que tais.

Bela análise do jogo do Maior de Minas e a verdade é esta, como eu sempre acreditei, MARCELO MORENO faz muita, mas muita falta ao Cruzeiro, pra mim foi mais difícil sua saída que a do próprio FRED, na época.

Abraços Vinícius, fiz um comercial pra vc no PHD, hehehehe

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site - Tudo sobre o clube que manda em Minas
Sou Cruzeirense - BLog - Tudo sobre o clube que manda em Minas
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Leandro disse...

Perder do Inter dentro Beira-rio é normal. O mal são os moles que São Paulo deu contra Náutico, que mesmo fora de casa poderia no mínimo empatar, e o empate inadimissível contra o Ipatinga dentro do Morumbi.
Mas ainda acredito no time. A vaga para a Libertadores é certa, essa eu não tenho dúvidas!! E o título ainda é um sonho que pode se tornar realidade.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter