Adeus, Sorín

Assim que Sorín anunciou o fim de sua carreira, este blog dedicou à ele um merecido espaço. Ontem, o último capítulo do eterno capitão argentino como jogador de futebol foi escrito no Mineirão. Em festa maravilhosa e inesquecível.

Quase 50 mil pessoas compareceram ao estádio. 90 toneladas de alimento arrecadados. Só pela solidariedade, o evento já valhia à pena.

Antes do jogo, uma partida divertida entre Amigos do Sorín e Amigos do Sorín. Importantes figuras do mundo da bola: Raí, Sócrates, Goicotchea, Francescolli, Rincón, DeFederico, Sérgio Manoel. Importantes figuras do meio artístico: Gabriel Pensador, Kadu Moliterno, Edgar. Ainda antes do amistoso, show com a banda mineira Skank.

Mas nada nem ninguém ali era mais importante que Juan Pablo Sorín.

Emocionado e emocionante, Juanpi discursou palavras de carinho após ser homenageado por AFA, AMCE, Cruzeiro e Argentino Júniors. Fixou seus pés eternamente na calçada da fama do Mineirão. Provou porque é mais que um simples jogador de futebol. Provou porque não é um simples ídolo dos torcedores do Cruzeiro.

Uma passagem teoricamente curta e pouco vitoriosa de um argentino, transformou-se em uma eterna e incrível relação de carinho e respeito.

Em campo, o resultado não importava. O primeiro e o último time de Sorín fizeram um jogo morno, cheio de reservas e substituições. O Cruzeiro venceu por 2 a 1. Sorín jogou cerca de 10 minutos na equipe argentina, por consideração.

E terminou o jogo com uma certeza: que deixa o futebol, mas deixa seu nome gravado na história do esporte mais popular do planeta.

Festa merecida. E que com certeza, Sorín nunca mais vai esquecer. Assim como os torcedores do Cruzeiro nunca vão esquecer do Pássaro Azul.

Que os clubes de futebol aprendam a valorizar grandes ídolos como fez o Cruzeiro. Ainda vivos.

PS: A nota triste: o evento foi vergonhosamente ignorado pelo segundo maior conglomerado de mídia de Minas Gerais. Os Diários Associados (TV Alterosa, Superesportes e Estado de Minas) boicotaram a despedida de Sorín. O motivo: havia sido prometido à eles a transmissão do evento, mas a Rede Globo chegou com mais dinheiro e oferecendo a transmissão para o mundo inteiro. O que não dá aos veículos o direito de fingir que a partida não aconteceu. Uma pena.

2 comentários:

Gremista Fanático disse...

Cara bacana toda a festa, ate mesmo pelo que voce falou da passagem dele pelo Cruzeiro, teoricamente curta e pouco vitoriosa, eu me surpreendi pelo carinho e respeito que os cruzeirenses tem por Sorin.
Sobre o Ps, fica provado que a imprensa hoje em dia é mais mercenaria que o normal.
Abraço.

Saudações do Gremista Fanático

André Augusto disse...

No auge, um baita jogador. E mais um argentino idolatrado por aqui. As vezes, acho que a maioria deles tem um pouco mais de fibra que a maioria dos nossos aqui. Homenagem merecida.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter