É incrível ver o debate que é aberto com a contratação de Wanderley Luxemburgo por algum clube. Há muitos que defendam de olhos fechados o treinador como um "top". Outros que tratam com dúvida o atual momento do treinador. E o debate voltou a tona ontem, com a sua contratação pelo Atlético-MG.
Antes de falar sobre Luxemburgo, porém, é preciso deixar claro que a diretoria atleticana errou ao demitir Celso Roth. O técnico era o "menos culpado" pelas mazelas de um elenco que ele pegou no meio do ano e que tentou reforçar como pôde. As mazelas defensivas do Atlético-MG foram combatidas por Roth enquanto deu. Era justo e honesto que o técnico começasse o trabalho em 2010 e montasse, aí sim, um time para chamar de seu.
Mas Alexandre Kalil, sempre movido pelas emoções, cedeu à pressão da torcida e demitiu Roth. Agiu rápido e foi certeiro num mercado que hoje deixa pouquíssimas opções. Fechou contrato com Wanderley Luxemburgo por dois anos.
Luxemburgo é o mais genial treinador do Brasil taticamente. Ninguém no Brasil enxerga o jogo como ele. Seus treinamentos são diferenciados. Em seu currículo, muitos títulos inesquecíveis que o credenciam como um dos grandes técnicos do país.
Apesar de tudo isto, porém, me parece que Luxemburgo ficou meio parado no tempo. Não percebeu mudanças importantes no futebol brasileiro. Mais uma vez, ele chega à um novo clube carregando uma caríssima e grande comissão técnica, quando os maiores clubes se estruturam e criam "comissões peramanentes". Além disso, Luxa se acostumou a apostar pouco em garotos da base e jovens revelações, montando times de jogadores donos do próprio passe em idade avançada, que dificilmente dão retorno financeiro ao clube.
Por todas estas questões e pelo altíssimo preço cobrado pelo treinador (ele e sua comissão, somados, chegam à quase um milhão de reais por mês) é impossível tratar Luxemburgo hoje como um "técnico de ponta". O seu custo x benefício não é bom desde o Cruzeiro em 2003 (em 2004 foi Campeão Brasileiro com o Santos, mas pegou o time pronto).
Por isso, o casamento entre Atlético-MG e Luxemburgo é duvidoso. O time precisa de mais algumas boas temporadas, para provar que não foi por acaso que brigou na parte de cima da tabela em 2009. E o treinador, que já fechou as portas no mercado paulista, pode comprovar que ainda é "da prateleira de cima" no Brasil.
Em tempo: O principal empecilho para Luxemburgo no Inter foi o tempo de contrato. Ele queria pelo menos dois anos. A diretoria só podia oferecer um. Além disso, Luxa tinha receio de ser eliminado da Libertadores e acabar desempregado, como aconteceu este ano no Palmeiras. Ele acha que no Galo a pressão por resultados imediatos será menor. Pode ter se enganado. A torcida atleticana, carente de grandes títulos, quer vitórias o quanto antes.
5 comentários:
Luxa vive um momento de baixa na carreira, assim como o Galo, distante dos holofotes no futebol brasileiro. Pode ser um recomeço para ambos.
Acho ele bom técnico, visão diferenciada, tudo o que vc mencionou. Mas ele deixou isso subir demais à cabeça, o que acabou sendo prejudicial a ele no Santos e no Palmeiras. resta saber se Kalil saberá podá-lo na hora certa e se VL aceitara a passionalidade exacerbada do cartola. É o grande empecilho. Porém, não deixa de ser uma boa aposta.
As últimas campanhas do Luxa não tem sido de encher os olhos, mas é um bom treinador e pode tornar o time do Galo bem competitivo se tiver tempo e um bom elenco, na minha opinião.
O luxa, na minha opinião, precisa fazer um grande trabalhop inesperado novamente, assim como foi no início de sua carreira. E o Galo é uma excelente oportunidade para elke recuperar sua carreira, assim como o próprio Vanderlei é a grande chance do Galo voltar a disputar algo maior.
Quer fazer parcerias de links?? Meu blog: http://diarioesportivogolaco.blogspot.com
Abraços
A minha opinião é de que Luxenburgo não é mais o mesmo, esta em decadencia, e se o Atletico não se reforçar vai ser dificil ser uma certeza, vai ficar na aposta mesmo, abraço.
Saudações do Gremista Fanático
Luxemburgo está ultrapassado, ele não se renovou, ele não mudou ... o futebol hoje está diferente e ele não se adapatou, isso explica também o fato de muito treinadores novos estarem dando certo, é um nova era ......
Postar um comentário