Digna despedida

África do Sul e França entraram em campo para fazer a última partida da primeira fase da Copa do Mundo em clima de despedida. Não passava pela cabeça de ninguém que uma das equipes pudesse golear a outra e brigar com México e Uruguai pela última vaga. Para a África do Sul, faltava qualidade. Para a França, era impossível deixar de lado a enorme crise.

Por isso, muitas mudanças em ambas as equipes. A África do Sul veio com cinco novidades a campo. A França, com seis. Ou seja, um time inteiro de novos jogadores em ambas as equipes. Enquanto Parreira apostou no 4-4-2 tradicional, com Pienaar e Tshabalala responsáveis pela armação, a França veio no 4-3-3. Inexplicavelmente, Henry começou no banco, deixando Gignac, Ribery e Cissé no ataque.

Depois de um início bom, a França sofreu o gol em falha grotesca de Lloris ao sair para cortar escanteio e não achar absolutamente nada. Khumalo abriu o placar para os donos da casa. E como nada é tão ruim que não possa piorar a crise francesa, Gourcuff foi expulso pouco depois, por uma cotovelada estranha. O exagero, parece uma norma. Todos os lances deste tipo foram punidos com cartão vermelho no Mundial. Ainda no primeiro tempo, Mphela marcou o segundo.

A esta altura, era possível imaginar a África do Sul conquistando o impossível. Contra uma França devastada emocionalmente e com um atleta a menos, a força dos donos da casa poderia ser convertida em mais dois gols na etapa final. O que se viu, no entanto, foi uma França que soube se reorganizar. A entrada de Malouda fez o time recuperar a força no meio-campo. E a África sentiu o peso da obrigação de atacar.

Quando Malouda diminuiu, aos 24 minutos, as chances de classificação das duas equipes foram por água abaixo. O time de Parreira bem que tentou, sem muita ofensividade, teve algumas chances mas não conseguiu voltar a marcar.

No fim, a eliminação foi justa para as duas equipes. E ambas saem com marcas extremamente negativas. Os donos da casa são os primeiros anfitriões a ficarem na primeira fase. Conseguiram, ao menos, uma vitória de presente para seus torcedores que lotaram o estádio. E a França, atual vice-campeã, volta a ser eliminada na fase inicial. Desta vez, marcou um gol. Mas fez apenas um ponto, em empate por 0 a 0. Muito pouco. Mas, de fato, não dava para esperar muito mais de nenhuma delas.

Um comentário:

Net Esportes disse...

A África do Sul dai de cabeça erguida .... e França foi ridícula ... acabei de ver que o Parreira foi cumprimentar o Domenech e o francês se recusou a cumprimentar o brasileiro .... lamentável.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter