Laranja pouco mecânica

20 jogos de invencibilidade. Não é atoa que, ao lado da Espanha, a Holanda é um dos times mais esperados desta Copa. Acostumados a jogar um futebol ofensivo, sempre com três atacantes, a equipe é sinônimo de bom futebol. Até agora na África do Sul, porém, não foi bem assim.

Depois de uma estréia com pouco brilho diante da Dinamarca, a Holanda voltou a encontrar muitas dificuldades diante de um bem organizado time japonês. O 4-1-4-1 armado pelos nipônicos anulou completamente a equipe holandesa, que novamente encontrou dificuldade para penetrar na defesa adversária.

Ao meu ver, o técnico voltou a errar na escalação. Van der Vaart não funciona como meia pelo lado esquerdo. Sua troca de posição com Sneidjer em parte do jogo, é um erro ainda maior. Vaart rende menos que Sneidjer pelo meio e o craque da Inter não funciona aberto pelos lados.

O problema poderia ser corrigido com a entrada do regular Elia, que definiu o jogo de estréia mas que não é nenhuma sumidade como jogador.

De toda forma, é preciso destacar o sistema defensivo japonês. O brasileiro naturalizado Túlio Tanaka joga demais! Nakazawa, seu companheiro de defesa também é bom jogador. Com uma equipe bem organizada à frente, o Japão deixou ótima impressão.

O único gol do jogo saiu em bola que sobrou na entrada da área. E Sneidjer conseguiu acertar um belo chute para colocar os holandeses na frente e na liderança do grupo.

A Holanda vai se classificar. E com a classificação, o time ganha como bônus o retorno de Robben, que certamente fará toda a diferença. O Japão, que sonhava chegar à semifinal, pode até se classificar. Não irá tão longe. Mas dá claros sinais de evolução que podem fazer diferença nas Copas futuras.

Um comentário:

André Augusto disse...

Além de não achar que o Van der Vaart não funciona pela esquerda, acho que o Van persie não é boa opção como "centroavante". Acho que eletem mais cacoete de 2º atacante. Mas é uma das seleções perigosas desta Copa.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter