A melhor defesa é o ataque

No confronto entre a mais espetacular defesa da Copa e o time mais ofensivo até aqui, o Chile levou a melhor e bateu a Suiça pelo placar mínimo, disparando na liderança do grupo H. Depois de 4 jogos sem sofrer gols em Copa do Mundo, os suíços finalmente viram sua meta ser batida, com o gol de González.

Em campo, o Chile voltou a atuar no ultraofensivo 3-4-3. Além dos três zagueiros, apenas Carmona fazia o balanço defensivo, permitindo que os dois alas se juntassem a Matías Fernandez no apoio aos três homens de frente. Com Suazo de volta ao time, deixando Valdívia no banco, o time ganhou uma referência importante dentro da área.

E tentou martelar. Enquanto a Suíça se defendia com 9 jogadores, deixando apenas Frei e Nkufo à frente, o Chile buscava alguma coisa. Mas claro que não seria tarefa fácil ultrapassar e bem armada defesa adversária.

A expulsão de Behrami, ainda no primeiro tempo, complicaria ainda mais a vida dos europeus. Além de abrir espaços no lado esquerdo da defesa, obrigou o técnico Ottmar Hitzfeld a sacar Frei e tentar a recomposição do meio-campo.

Já Bielsa, colocou Valdívia para explorar o lado esquerdo do ataque e o ofensivo González (que acabaria marcando o gol) no lugar de Vidal. A pressão que fez com que a Suiça desse apenas um chute a gol contra 7 dos chilenos surtiu efeito e a vitória veio. E mesmo pelo placar mínimo, deve ser comemorada.

O resultado, no entanto, gera uma situação inédita e engraçada para a rodada final. A Suiça, acostumada a se defender, precisará atacar Honduras se quiser a classificação. E o Chile, atual líder, e altamente ofensivo, precisará saber se defender diante de uma Espanha superior tecnicamente. O interessante confronto pode resultar em fatos inesperados. Não será surpresa se o Chile for derrotado, mas a Suiça não tiver força ofensiva para bater Honduras, por exemplo. Aliás, se apegar a isto, é a melhor solução para os chilenos neste momento.

Um comentário:

Patrick Araújo disse...

A copa relamente está cabulosa...

Realmente cada jogo eh uma estória...

E um jogo bem esquisito foi esse aí de baixo!

Portugal 7-0 Coreia do Norte..

Portugal e Brasil a caminho dos 1/8e vêm ai um escaldante Portugal vs Brasil...

Não menosprezem a Lusitana.....

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter