O futebol também dá as caras

Nem só de jogos modorrentos e com poucas chances de gol vive a primeira rodada da Copa do Mundo. A Alemanha salvou o domingo jogando um futebol agradável, vistoso e aproveitando-se das fragilidades de uma envelhecida Austrália para a primeira goleada do Mundial.

Enquanto os alemães se renovaram e se reinventaram nos últimos 4 anos, a Austrália parou no tempo. Entre os 11 titulares, o mais jovem tinha 28 anos. Além disso, o técnico holandês Pim Verbeek apostou que poderia fazer os australianos jogar dentro das características de seu país. Perdeu tudo!

Com um time velho e pesado, jogar em linha era a pior decisão possível. Num 4-4-2 ortodoxo, tentando aproximar defesa e meio-campo para diminuir os espaços, a seleção da Austrália simplesmente inexistiu. Ficou fácil para a Alemanha jogar em velocidade, aprofundando o jogo e saindo nas costas dos zagueiros e laterais à todo instante.

Depois de um 2 a 0 com sobras no primeiro tempo, a tarefa ficou ainda mais fácil no segundo, quando Cahill foi expulso. A Alemanha administrou mas não deixou de atacar. E ganhou ainda mais qualidade com a entrada do brasileiro Cacau, que marcou em seu primeiro toque na bola. O artilheiro Klose é eficiente e experiente. Mas com o brazuca, o ataque fica mais veloz e abre ainda mais espaços para as chegadas de Ozil e Muller.

O jovem time alemão surpreendeu. Talvez pela falta de qualidade do adversário, que deixou muitos espaços. Talvez pelas exibições com pouco brilho da maioria das seleções até aqui. De toda forma, quando é possível unir qualidade e tradição, forma-se um grande favorito. E hoje, é impossível não se empolgar com a Alemanha. É preciso porém, cuidado na avaliação. O time ainda carece de testes mais difíceis.

Um comentário:

Net Esportes disse...

a Alemanha pegou moral agora, difícil imaginar que não cheguem até as semifinais .... torço pela batalha deles contra a Argentina nas quartas ....

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter