O maior desafio ainda está por vir

Como já era previsto, a "era Dunga" chegou ao fim. Oficialmente, a CBF dispensou o técnico e sua comissão técnica após a eliminação na África do Sul. Um trabalho que acabou quando tinha que acabar. Havia prazo de validade no trabalho de Dunga. E acredito que o mais provável era que o treinador saísse mesmo se conquistasse o título, pelos motivos que explicarei mais à frente.

Antes de mais nada, é preciso avaliar com calma e paciência o trabalho de Dunga. Os números pré-Copa são ótimos e credenciaram o treinador para fazer suas escolhas para a África do Sul. Venceu a Copa América e a Copa das Confederações. Foi primeiro nas Eliminatórias. Criticada, a seleção chegou a encantar em alguns jogos e a fazer partidas memoráveis. Se faltavam craques malabaristas com a bola, sobravam aplicação tática e respeito pela camisa, coisas exigidas pelo futebol moderno.

Na Copa, a seleção fez uma campanha digna. No grupo mais difícil da primeira fase (apesar da "baba" Coreia do Norte) conseguiu a classificação em primeiro sem sustos. Atropelou o Chile nas oitavas e acabou eliminado pelo bom time da Holanda.

Se ficou o gosto de que poderia ter chegado mais longe (e de fato dava para passar dos holandeses), é preciso reconhecer que o Brasil não era o grande favorito ao título. Era possível que vencesse, claro. Mas haviam outras seleções mais fortes, como a Espanha. Nossos principais jogadores não fizeram uma boa temporada e apesar de algumas escolhas duvidosas, Dunga esteve perto de levar o que temos de melhor.

De toda forma, o tempo de Dunga chegou ao fim. E era preciso que mudasse. O desafio que está por vir a partir do mês que vem é muito maior do que o técnico poderia suportar. A pressão por um título em 2014 será gigante. Mais do que isso, torcedores e imprensa vão exigir bom futebol. E só um técnico com experiência poderá comandar a seleção. Ganhar, para muitos, será "apenas" a obrigação.

Além disso, o Brasil vai precisar de um comandante com diálogo, experiência e sabedoria. Será um embaixador do país da Copa, assim como foi Parreira nos últimos 4 anos. Por isso, é impossível não reconhecer que Luis Felipe Scolari é o melhor nome. Experiência, respeito internacional, ótimo diálogo e uma campanha impecável quando dirigiu o time.

Se eu fosse apostar em alguém, apostaria em Leonardo. Me parece que o ex-técnico do Milan tem o perfil ideal para a CBF. Acho que Léo tem futuro, mas ainda é "verde" demais para um desafio deste tamanho. Assim como tenho minhas dúvidas quanto ao ótimo Mano Menezes.

De toda forma, é preciso um processo de renovação. Ao contrário do que teima em dizer, Dunga não renovou a seleção. Renovou o espírito e tirou do time alguns jogadores que não pareciam disposto a se esforçar para estar lá, como Adriano, Ronaldo, Roberto Carlos e Ronaldinho Gaúcho. Mas o time é envelhecido e provavelmente cerca de 80% do elenco deve mudar até o próximo Mundial.

Fazer previsões quanto aos futuros convocados é besteira. Até lá, milhares de novos jogadores surgirão. Mas é óbvio que o novo treinador deve apostar desde já na nova safra, com Ganso, Neymar, Wesley, Pato, Lucas, Thiago Silva, Miranda, Hernanes e companhia. Pensar num trabalho a longo prazo. Sem Eliminatórias, será possível trabalhar uma equipe para brilhar nas Olimpíadas, em 2012. E a partir dela, definir o elenco para o próximo Mundial.

Por isto CBF, paciência, sabedoria e mãos à obra!

2 comentários:

Jefferson freire disse...

Vinicius, expos muito bem o assunto. Tb gosto muito do perfil do Leonardo e acho que ele até tem o que o povo quer, que é coragem para montar um time ofensivo. Ele conseguiu fazer isso no Milan. Mas acho que não tem bagagem e experiência para aguentar a pressão que será 10 vezes maior que a pressão de outras copas.

Mano Menezes não me agrada. Acho que não é o nome ideal.

Felipão sem dúvidas é o melhor nome para o cargo.

Abços

www.saudacoesrubronegras.com.br

Anselmo disse...

o Leonardo seria uma escolha ruim. um mínimo de experiência faz falta, pq o técnico precisa mais do que conseguir fazer variações táticas, tbem precisa motivar os jogadores de formas diferentes. Tem mto jogo em q funciona chegar querendo comer grama e matar o adversário. Mas tem outros que não, em que isso atrapalha.
um pouco mais de esperiência talvez permitisse que o Dunga buscasse outras formas de pilhar os jogadores.

Nenhum técnico vai pôr o time pra frente, pra jogar bonito. Então, que seja alguém que monte times bons. Pra isso, Mano Menezes funcionaria, mas é retranca que viria pela frente...

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter