Muita calma nessa hora

Era esperado que bastava jogar de maneira mais leve para deixar todos encantados e deixar definitivamente o nome de Dunga na fogueira. Foi o que se viu, após a boa estréia da seleção de Mano Menezes, vencendo e convencendo nos 2 a 0 sobre o bom time dos Estados Unidos.

Não vi o jogo, por isto a demora no post. Logo, como de costume, não farei análises táticas ou técnicas do encontro. Aproveitei o dia de hoje para ler o máximo sobre o jogo, acompanhar a maior quantidade possível de análises e observar os melhores momentos.

Pelo que vi (e li), é fato que o Brasil jogou bem, perdeu uma imensidão de gols, jogou um futebol vistoso e agradável. Fez 2 a 0 mas poderia ter feito 3, 4, 5 tranquilamente. Neymar e Ganso mostraram que a camisa amarela não pesou e fizeram um belo jogo.

De toda forma, é preciso relativizar o resultado de ontem por dois motivos.

O primeiro deles, é que foi apenas um jogo. Vale lembrar que em sua segunda partida, Dunga comandou uma seleção que goleou a Argentina de Messi por 3 a 0 com futebol exuberante. Não foi garantia de outros espetáculos (apesar de outras ótimas partidas terem acontecido sob o comando do antigo treinador). Aliás, melhor do que ficar atacando Dunga por não ter levado Ganso, Neymar e cia, é esquecer de vez o que ficou para trás. O técnico teve seus erros e acertos, fez um trabalho relativamente bom, mas precisa ficar para trás definitivamente. O momento é de reformulação.

E por isso, peço calma na avaliação (motivo número 2). É preciso lembrar que foi uma partida amistosa, que os jogadores em atividade no Brasil encontram-se anos luz à frente dos outros por estarmos no meio do Campeonato e que desafios muito maiores virão.

O time de Mano deixa um alento para os amantes do futebol-arte e do padrão brasileiro de jogar. Esta é a seleção que todo o país quer ver. Resta saber se com o seguimento do trabalho, ela será mantida.

Foi um ótimo início, mas ainda é cedo para tanta empolgação.

2 comentários:

Net Esportes disse...

era o que o povo queria, motivos para empolgação e motivos para criticar ainda mais o Dunga ..... os mesmos que elogiam hoja falarão mal amanhã se não der certo.

Gerson Sicca disse...

Esquecer o q ficou pra trás. Acho q essa é a lógica. Dunga preocupou-se demais com os erros de 2006 e exagerou na dose.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter