Só um time conseguiu vencer cinco jogos seguidos no Brasileirão 2010. O mesmo time que venceu seis e empatou uma nos últimos sete jogos. E não por acaso, tirou 11, dos 12 pontos que tinha de desvantagem para o líder Fluminense. Um ponto atrás dos primeiros colocados, o Cruzeiro prova que entrou de vez na disputa pelo título.

Contra o Guarani, Cuca novamente sofreu com os desfalques. Não teve Fábio, os dois laterais titulares, Marquinhos Paraná e perdeu Wellington Paulista antes dos 10 minutos. No 4-2-2-2, com Éverton auxiliando Montillo na armação, o Cruzeiro apostava na intensa movimentação e na manutenção da posse de bola para vencer o jogo.
Postado num defensivo, mas perigoso 3-6-1, o Guarani isolava Mazola mas dava bastante liberdade para seus alas chegarem em velocidade ao ataque. Só que não conseguia segurar o futebol vistoso e inteligente do adversário. O Cruzeiro jogava com facilidade. Teve mais de 65% da posse de bola e chegava com qualidade e facilidade ao gol. Não demorou para os gols saírem, primeiro com Rômulo, depois com Wallyson.
A expulsão (justa, ao meu ver) de Mazolla no fim do primeiro tempo encaminhou uma goleada e um show ainda maior no segundo tempo. Cuca mexeu pensando em segurar jogadores que estavam pendurados. De fato, parecia fácil, mas os gols perdidos principalmente por Wallyson complicaram o jogo.
Foram 10 minutos de cochilo do Cruzeiro para o Guarani dominar o meio-campo e dar o susto. Dois gols seguidos e um empate heróico com um jogador a menos. Mas não demorou e o Cruzeiro marcou mais duas vezes (Fabinho e Farías) antes de se dar ao luxo de perder pelo menos mais três ótimas chances de gol.
O futebol vistoso e a quinta vitória consecutiva empolgam. O Cruzeiro não tem o melhor time e nem o melhor elenco. Mas tem o grupo mais homogêneo do Brasileirão. Os reservas estão à altura dos titulares e Cuca tem opções de sobra para montar seu time mesmo em meio à tantos desfalques. Se o vacilo pode ser fatal em outras partidas, fica o alento pela consciência e pela qualidade apresentados diante de mais um adversário.
Um comentário:
O Botafogo também conseguiu emplacar 5 vitórias consecutivas. Quanto ao Cruzeiro, já te disse no twitter que se tivesse que cravar um palpite seco hoje seria na Raposa. Tem ótimo elenco e pode muito bem ganhar essa taça, mas vai brigar com o meu Corinthians, hehe. Abs!
Postar um comentário