Sustos desnecessários, classificação antecipada

Muitos foram os fatores que contribuíram para o jogo em ritmo de treino e a vitória "fácil" do Cruzeiro sobre o Guarani, no Paraguai, que garantiu aos mineiros o primeiro lugar do grupo (não dá para imaginar os mineiros perdendo para o Estudiantes por 8 gols de diferença na última rodada) e confirmou a ótima campanha na Libertadores até aqui. O principal deles, o fato de os paraguaios já estarem eliminados e deixarem a competição absolutamente de lado.

O estádio auxiliava no clima amistoso. Vazio, tinha maioria cruzeirense, por mais incrível que possa parecer. Em campo, o Guarani poupou cinco titulares visando o campeonato paraguaio. Já o Cruzeiro, teve força máxima e com o empate entre Estudiantes e Tolima precisava vencer para garantir a primeira posição.

Os primeiros 20 minutos mostraram um Cruzeiro como vinha atuando em 2011: rápido, envolvente e ofensivo. Com Thiago Ribeiro e Wallyson na frente, as variações entre o 4-2-2-2 e o 4-2-3-1 ficaram ainda mais atraentes. Assim, criou várias oportunidades, a maioria com a bola longa, em diagonal, no meio da inexperiente defesa paraguaia. Thiago Ribeiro, Walyson e Victorino já haviam perdido ótimas chances de gol quando Thiago Ribeiro abriu o placar após linda linha de passe do quarteto ofensivo.

Bastou fazer o gol, para o Cruzeiro entrar no "clima" do jogo. Displicente e acomodado, os mineiros diminuíram o ritmo ofensivo e afrouxaram a marcação no meio-campo. Pareciam não acreditar que o Guarani fosse capaz de reverter a situação. E viram Fábio, mais uma vez, confirmar a ótima fase em pelo menos duas ótimas defesas.

Mesmo sem muito esforço, o Cruzeiro conseguia criar boas chances. A maioria delas com Montillo, que tornou-se um "falso-nove", após a saída de Roger para a entrada de Éverton, que reconfigurou a equipe no 4-3-3. Já no fim, Ortigoza que entrou para reoxigenar o setor ofensivo, decretou o 2 a 0 e confirmou a campanha fantástica do Cruzeiro até aqui (4 vitórias e 1 empate, com 16 gols marcados e apenas um sofrido).

Classificado, o Cruzeiro terá ainda um desafio contra o Estudiantes. Vencer na Argentina não será tarefa fácil, mas pode fazer o time escapar de um confronto difícil já na próxima fase (contra Santos, LDU ou Nacional do Uruguai, por exemplo). O time de Cuca vence e convence. Tem ótimo desempenho defensivo (principalmente pois quando falha, conta com a segurança de Fábio) e um ataque com nomes capazes de decidir uma partida. Com Brandão no lugar de Wallyson, que começa a cair de rendimento, o time tende a encorpar ainda mais nas fases decisivas. Evitando sustos desnecessários, não há como encarar o Cruzeiro de outra forma, senão entre os favoritos.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter