Uma rodada para a história

Muita gente pediu, a CBF finalmente enxergou que precisava agir e assim o fez. A última rodada do Brasileirão 2011 (que começa no dia 21 de maio e termina no dia 04 de dezembro) será marcada pelos principais clássicos do país. Atitude correta e corajosa. E apesar dos problemas que já rondam esta rodada, temos tudo para ter o final de Campeonato Brasileiro mais empolgante de todos os tempos.

A atitude visa evitar que times mandem equipes reservas para jogos decisivos. Afinal, o Corinthians não colocará reservas em campo num jogo que pode dar um título nacional ao Palmeiras, por exemplo. A medida diminui o risco mas não impede que ele exista. Vale lembrar que em outras edições, times reservas e jogos "entregues" foram polêmicas até mesmo com quatro rodadas para o fim da competição.

De toda forma, fica a impressão que teremos uma última rodada empolgante, emocionante e repleta de grandes jogos independente de qualquer outro aspecto. São jogos que valem por si só. E que ganham muito quando tem importância para a tabela. E com 16, dos 20 times, envolvidos em clássico, fica a certeza que muita coisa será decidida nestes jogos.

Mas nem tudo são flores. As obras para a Copa do Mundo são o principal problema da "rodada especial". Sem o Maracanã, por exemplo, o Rio tem apenas o Engenhão e dois clássicos para a rodada final. Vasco e Flamengo dificilmente jogarão em São Januário e o jogo pode acabar indo para o interior. Em Minas, sem o Mineirão, o Cruzeiro deverá ter torcida única na última rodada em Sete Lagoas, em um jogo que pode ser fundamental para o Atlético-MG. Isto sem contar na segurança, já que no Rio e em São Paulo serão dois clássicos no mesmo dia e horário, com torcidas enormes envolvidas.

Problema que a CBF tem tempo suficiente para pensar em medidas paliativas e que possam diminuir os riscos e também as perdas de quem for obrigado a jogar em estádios com condições precárias para jogos de tal magnitude.

De toda forma, eu aprovo a idéia. Dará brilho especial à rodada final e diminui as brechas para reclamações e jogos sem graça.

Não dá para achar que tudo será resolvido desta forma. Outras medidas podem ser adotadas para aumentar a competitividade dos times, como dividir os direitos de transmissão de acordo com a colocação final ou fazer da posição em anos anteriores, critério de desempate, por exemplo. Mas esta tabela, ao meu ver, foi bola dentro da CBF.

Confira a última rodada do Brasileirão 2011:

Corinthians x Palmeiras
São Paulo x Santos
Internacional x Grêmio
Cruzeiro x Atlético-MG
Atlético-GO x América-MG
Atlético-PR x Coritiba
Bahia x Ceará
Avaí x Figueirense
Botafogo x Fluminense
Vasco x Flamengo

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter