Agora sim é pra valer

Foram 66 jogos de pouca ou nenhuma utilidade. Afinal, era de se imaginar que Cruzeiro, Atlético e América estariam entre os quatro primeiros colocados. A primeira fase do Campeonato Mineiro serviu apenas para confirmar a desgraça do Ipatinga (rebaixado em 2010 para a Série C do Brasileiro e agora para o Módulo 2 em Minas) ao lado do recém-chegado Funorte. E serviu também para o surpreendente América de Teófilo Otoni, que acabou conquistando a vaga restante e será o franco-atirador nas semifinais do estadual mineiro.

Foram 11 jogos que confirmaram o América de Teófilo Otoni como o melhor time do interior. Ou 10, como preferirem. Afinal, a última partida é para ser esquecida.

Já classificados, Atlético e América-TO entraram em campo na Arena do Jacaré com responsabilidade distintas. O Galo, precisava reconquistar a confiança e reencontrar o futebol que ficou perdido nas últimas semanas. Os visitantes, não tinham preocupação alguma e já se davam por satisfeitos com a campanha realizada até aqui.

Talvez por isto, o Atlético tenha encontrado tantos espaços. Dorival voltou a apostar em um time mais jovem e rápido, que desta vez funcionou. A falta de um "homem de área" foi compensada pela boa atuação de Mancini e pelo bom poder de fogo de Magno Alves (autor de três gols e artilheiro do time na temporada). O 7 a 1 acabou sendo o resultado mais justo para um time que teve frieza para definir e que quis jogar mais.

Apesar da vitória traquila, o Galo ainda tem muito a melhorar. A goleada sobre um adversário que jogou absolutamente despreocupado não pode iludir. Se fica a animação pela boa fase de Magno Alves, pela melhora crescente de rendimento de Mancini e pela boa aparição do garoto Giovanni (que entrou ainda na etapa inicial na vaga de Jackson e participou muito bem do jogo), o time de Dorival Júnior ainda tem problemas óbvios no meio-campo que erra passes demais e precisa acertar o sistema defensivo, que mesmo em partida tranquila sofreu gol e deixou espaços desnecessários (embora tenha melhorado muito em relação a jogos passados).

Contra o América (desta vez o da capital), o Galo fará uma semifinal equilibrada e de prognóstico difícil. Se o Atlético tem um time com mais alternativas e potencial, o Coelho tem um time mais equilibrado, que joga junto há mais tempo.

No outro jogo, o América (de Teófilo Otoni) enfrentará o Cruzeiro, melhor time da primeira fase. Os comandados de Cuca confirmaram a boa campanha também no Estadual vencendo o Uberaba por 1 a 0 em jogo fraco e de poucas emoções. São favoritos não só a uma vaga na final como ao título, por tudo que fizeram no Campeonato Mineiro e também na Libertadores até aqui.

Fato é que o Campeonato Mineiro começa agora. 66 jogos depois.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter