Erros repetidos

Uma vitória sobre o líder e até então invicto Corinthians serviu para animar o cruzeirense que sonhava com o título. As derrotas para Atlético-GO e Botafogo, deixaram claro que o time ainda tem muito a resolver se quiser algo mais no Campeonato Brasileiro.

Neste sábado, Joel Santana tentou dar mais agressividade e ofensividade ao Cruzeiro com a entrada de Ortigoza na equipe. Retornou com Gilberto para a lateral esquerda e voltou a armar a equipe no 4-3-1-2 (que desta vez poucas vezes teve Montillo como "falso-nove", como aconteceu em outras partidas).

O Botafogo apostou em seu meio-campo leve e técnico e no 4-2-2-2 (que variava para o 4-2-3-1 de acordo com o posicionamento de Herrera pelo lado direito). Era um time com meio-campo solto e laterais presos na defesa.

As perspectivas eram boas. O primeiro tempo, um horror. Passes errados seguidos, muitas dificuldades e só uma chance de gol: Elkeson bateu forte da entrada da área para grande defesa de Fábio.

No intervalo, Joel Santana trocou Gilberto por Roger. Tentou dar mais ofensividade ao Cruzeiro, passando Éverton para a lateral e espelhando o Botafogo no 4-2-2-2. Mas bastou uma bola perdida por Éverton no campo ofensivo para que Loco Abreu aproveitasse o espaço deixado nas costas do lateral e batesse forte da entrada da área. Chute indefensável para Fábio.

O Cruzeiro não criava e não ameaçava. Joel Santana voltou a errar, assim como na partida contra o Atlético-GO. Entrou o jovem Sebá no ataque. Depois saiu Fabrício para a entrada de Reis. Com três atacantes, o Cruzeiro seguia sem levar perigo. Desarticulado, o time tentava abafar sem perigo. E com um pouco mais de capricho, o Botafogo teria feito o que o Atlético-GO fez: um gol em contra-ataque para definir o jogo.

O desempenho do Cruzeiro é ruim porque Joel não se encontra. Faltam alternativas táticas a um time que tem carências óbvias mas muito potencial. Mais do que um "paizão", o time mineiro precisa de um técnico com padrão para crescer.

Padrão que o Botafogo tem. E que aos poucos, com todos à disposição, vai subindo na tabela. Caio Júnior vence a desconfiança com trabalho e resultados. E a tendência da equipe é crescer ainda mais na competição.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

2 comentários:

Saulo disse...

O Loco voltou com tudo. Fez um belo gol e com consciência.

Uma vitória importantíssima do Botafogo pra ganhar mais moral e tranquilidade.

O Loco deu um presentinho para o papai Joel. #ellocovoltou #ellocovoltou#ellocovoltou#ellocovoltou

Mauei disse...

Joel é limitado demais! Cruzeiro precisa de um bom técnico, isso sim!

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter