Provisória, mas merecida

O início fulminante deu ao Corinthians gordura extra que ele ainda aproveita na tabela do Brasileirão. Mas o momento, na competição, é de outro time. Maduro, encorpado e que não para de somar pontos. Neste sábado, o Flamengo assumiu provisoriamente a liderança pela primeira vez. Tem um ponto e dois jogos a mais que o Corinthians. Mas não parece disposto a deixar a ponta com facilidade.

No Engenhão, porém, o Flamengo não teve vida fácil. Não foi exagero de Luxemburgo dizer que foi o jogo mais difícil da equipe na competição. Muito bem armado num 4-4-1-1 que fazia marcação compacta e tentava encaixar o contra-ataque, o time de Marcelo Oliveira fez boa partida e também deixou a impressão que chegará longe no Brasileirão.

Os primeiros minutos foram do Coritiba. Com marcação adiantada e o time muito bem organizado, esteve perto de marcar duas vezes com Bill, que dava muito trabalho. O Flamengo errava muito na saída de bola e não conseguia sair da pressão.

A diferença do time de Luxemburgo, porém, é que ele raramente se desorganiza. É um time que consegue sentir o jogo sem se perder. Ronaldinho passou a recuar mais para buscar o jogo e aos poucos o Flamengo entrou no jogo.

Com a posse da bola, o Flamengo cresceu e a pressão aumentou gradativamente. Cresceu no segundo tempo, e transformou-se em abafa após as entradas de Diego Maurício e Jael. O Coritiba já não tinha força (nem velocidade) para contra-atacar e se viu acuado.

Até que Ronaldinho Gaúcho, mais uma vez decisivo, acertou passe (não cruzamento) perfeito para Jael marcar de cabeça aos 45 minutos do segundo tempo. Antes, o centro-avante já havia acertado a trave em sua primeira participação.

O Flamengo sabe onde pode chegar. E Ronaldinho Gaúcho parece disposto a levá-lo até lá. Quando foi contratado pelo Flamengo, eu disse aqui que com vontade poderia carregar qualquer time nas costas no Brasil. Foi decisivo nas últimas partidas e ajuda a explicar o ótimo momento rubro-negro no Brasileirão.

Líder provisório, mas merecido, o Flamengo joga o melhor futebol do país no momento.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter