Que venha o bom futebol

Embora seja incorreto dizer que a Champions League vai começar, pois o torneio já começou, é justo dizer que a bola rola para valer a partir da fase de grupos. Para esta temporada, o sorteio previa alguns grupos complicados, graças a Borussia Dortmund e Manchester City nos potes 4 e 3 respectivamente, que poderiam desequilibrar os grupos.

Por sorte, poucas grandes forças se enfrentaram. Sorte pois o melhor vai ficar para o final. O que não indica que faltarão grandes jogos já na fase inicial. Confira uma rápida análise dos grupos, como de costume. Em negrito, meu palpite para os classificados.

GRUPO A - Bayern de Munique, Villarreal, Manchester City, Napoli
O grupo não tem nenhum grande candidato ao título. Mas é o mais equilibrado e de difícil prognóstico da primeira fase. Ninguém terá vida fácil e um vacilo pode custar a classificação. O Manchester City é favorito natural, pela potência econômica, para ficar com uma das vagas. A outra, pode ficar com qualquer um dos três. Meu palpite no Napoli é pura torcida. Depois de ficar tanto tempo fora das grandes competições, os italianos merecem sorte melhor.

GRUPO B - Inter de Milão, CSKA, Lille, Trabzonspor
A Inter de Milão ainda com problemas após a saída de Eto'o, deu sorte no sorteio. Em um grupo mais forte, correria riscos. Nestes, deve se classificar sem muitas dificuldades. A segunda vaga fica entre CSKA e Lille. Minha aposta é nos atuais campeões franceses.

GRUPO C - Manchester United, Benfica, Basel, Otelul Galati
Dificilmente o grupo reservará surpresas. Bom para o Manchester ganhar confiança com alguns jovens no elenco. E bom para o Benfica, que contratou bem e promete jogar um ótimo futebol na temporada.

GRUPO D - Real Madrid, Lyon, Ajax, Dinamo Zagreb
Embora tenha encontrado seu grande algoz das últimas temporadas, Mourinho tem motivos para agradecer ao sorteio. Ainda que esteja tentando se reerguer, o Ajax não deverá ser problemas para a classificação principalmente do Real. Com algumas perdas importantes, o Lyon pode ter dificuldades, mas deve se classificar.

GRUPO E - Chelsea, Valência, Bayer Leverkusen, Genk
Apesar do início complicado na temporada, o time de Villas Boas não deve sofrer grandes riscos no grupo. A segunda força é o Valência, embora nunca seja bom desprezar os alemães do Bayer Leverkusen. A briga pela segunda vaga pode ser quente.

GRUPO F - Arsenal, Olympique de Marselha, Olympiacos, Borussia Dortmund
Grande ausência técnica da última Champions, o Borussia deu "sorte" no sorteio. Como estava no pote 4, poderia ter tido um grupo mais complicado. É de longe a grande força do grupo F. O Arsenal seria o candidato à segunda vaga. Mas precisa se reforçar. É preciso saber o que Wenger conseguirá fazer com o dinheiro das vendas de Nasri e Fábregas.

Grupo G - Porto, Shaktar Donetsk, Zenit, Apoel
Tecnicamente, o grupo mais fraco da primeira fase. O Porto, que encantou a todos na última temporada, perdeu o treinador e algumas peças importantes como Falcao Garcia. Embora ainda seja um grande time, deve cair de rendimento na temporada. O Shaktar, time do coração de Mano Menezes, também deve se classificar sem grandes sustos.

GRUPO H - Barcelona, Milan, BATE Borisov, Viktoria Plzen
Os atuais campeões da Espanha e Itália deram sorte no sorteio. Terão um enorme teste contra o outro, mas vão treinar nas partidas seguintes. Melhor ainda para o Milan, que além de se classificar já evita um confronto contra o Barça na próxima fase. O BATE, neste caso, entra apenas para apanhar.

PS: O grande destaque da festa, porém, foi o estilo de Puyol, que compareceu à festa (de gala) de bermuda e camisa do Barcelona. Disse que se sente "mais à vontade" assim. Que fase!

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter