O justo título em um campeonato pouco empolgante

O Campeonato Mineiro de 2012 foi um retrato da campanha patética dos clubes mineiros na Série A do último Brasileirão. Nenhum clube do interior esboçou fazer frente aos times da capital, nenhum grande nome foi revelado e Atlético e Cruzeiro vão chegar a mais uma disputa nacional ainda sem a confiança de seus torcedores. O Galo, eliminado da Copa do Brasil pelo Goiás, escancarou a limitação técnica da competição voltando a conquistar o título de forma invicta, após 36 anos.

Hoje, no Independência, o Atlético confirmou a conquista com vitória categórica. Goleou o América por 3 a 0 sem dar a menor pinta de que deixaria escapar a conquista. Sobrou. No jogo e na competição. E voltou a dar a sua torcida algum motivo para esquecer a preocupação com o que vem pela frente.


Com muitos desfalques, Cuca escalou Mancini revezando com Guilherme como atacante no 4-2-3-1 que o time teve suas melhores atuações na temporada. A movimentação interessante dos dois fez a diferença e definiu a partida. Guilherme como "falso 9" recuava e Mancini ocupava o espaço no comando do ataque, prendendo os zagueiros americanos. Sem ninguém para vigiar o camisa 10 atleticano, ele fez o que já dava pinta de que seria capaz na primeira partida: resolveu.

O América até começou melhor na partida. Tocando melhor a bola e com Rodriguinho escapando da marcação de Pierre caindo pelos lados, o Coelho mantinha a posse embora não levasse perigo. E teve, aos 11 minutos, um penalti claro de Bernard em China, que descia para explorar os imensos espaços deixados por Richarlyson. Vuaden ignorou e o Coelho sentiu.

Daí em diante o Atlético encaixou a marcação e tomou conta do jogo. Nervoso, o América dava espaços no meio e marcava à distância. Serginho percebeu e carregou a bola por todo o campo antes de tocar para Guilherme, também livre, finalizar. O volante acompanhou a jogada, aproveitou o rebote e abriu o placar. Vantagem ampliada pouco depois em outra jogada que passou pelos pés de Guilherme antes de chegar à Bernard. O terceiro gol, já no segundo tempo, novamente com a jovem revelação (que já virou realidade), saiu quando o América já sabia que seria impossível reverter o placar.

O Galo passa o domingo comemorando e deve fazê-lo. Principalmente porque terá que começar a semana com uma preocupação. Assim como o Cruzeiro e o América, Cuca não tem um time pronto para o Brasileirão. O Campeonato Mineiro não serve nem para enganar e a Copa do Brasil deixou isto claro. Mesmo o campeão estadual, precisará melhorar muito para os desafios que estão por vir.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter