Liderança é provisória, segurança não

É difícil imaginar que o Atlético-MG não vença nenhum dos dois jogos que tem a menos que o Vasco e reassuma a liderança do Campeonato Brasileiro. A liderança é muito provisória. O que mais impressiona, porém, é a segurança e a regularidade que o Vasco mantém desde o ano passado. Contra o Sport, na Ilha do Retiro, sofreu com ausências e com o gramado pesado. Não fez um bom jogo. Mas venceu mais uma.

O primeiro tempo com o gramado mais pesado foi ruim. O Vasco não conseguia aplicar velocidade com Éder Luís nos contra-ataques e não controlava o jogo com Juninho muito longe de Carlos Alberto. O Sport também enfrentava dificuldades na armação graças ao 4-3-3 que tinha Marquinhos Gabriel com a obrigação de voltar para articular as jogadas muito distante dos trio de volantes que saía pouco.

Percebendo a dificuldade para jogar com rapidez, Cristóvão Borges apostou em Tenório no lugar de Éder Luís. Mostrou mais uma vez que o elenco do Vasco não tem grandes nomes, mas tem opções interessantes para mudar a forma de jogar e manter bom nível.

Mas foi o Sport que começou a etapa final com mais ímpeto. Avançou as linhas e já havia criado duas boas chances (inclusive uma bola no travessão) antes de Juninho Pernambucano aproveitar uma das dezenas de faltas que os donos da casa fizeram na entrada da área. Gol monumental do melhor jogador do Campeonato. Dentro e fora de campo. Exemplo a ser seguido e que deveria ser mais valorizado pela torcida do rubro-negro pernambucano, que vaiou quem deveria ser ídolo.

O gol desestruturou o time de Vágner Mancini que se mandou de vez ao ataque e pouco depois perdeu Diego Ivo expulso. Espaços que o Vasco aproveitou com Tenório, que marcou um golaço depois de driblar o goleiro e Aílson dentro da área. Vitória segura de um time seguro.

O Vasco que não perde há nove jogos, não levou gol em nenhum dos últimos sete. Já foi apontado por aqui como o favorito ao título. O motivo? É só assistir um jogo para entender. As oscilações vascaínas são mínimas, para mais e para menos.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter