O que vem de baixo te atinge

A rodada de domingo do Brasileirão favoreceu os times que estavam por baixo na tabela. Apenas o São Paulo, venceu um time que já estava abaixo na tabela. Inter e Náutico empataram. Nos outros jogos, o time que (pelo menos inicialmente) tinha menos pontos, faturou a vitória. Domingo também dos mandantes, apenas o surpreendente Vitória venceu fora de casa.

Surpreendente não pela ótima campanha. O Vitória já é uma realidade no Campeonato Brasileiro. É impossível não destacar o ótimo trabalho feito por Vánger Mancini e companhia. Mas o resultado sobre o Flamengo é surpreendente e ótimo para o campeonato. A liderança do rubro-negro, ainda líder, para o São Paulo, quinto colocado, é de apenas três pontos. Campeonato que embolou lá embaixo também. Os seis últimos colocados venceram, e apenas 5 pontos separam o lanterna do décimo segundo colocado.

No Maracanã, o Flamengo sentiu a falta de jogadores importantes. Juan, o melhor do time ultimamente. Sem Renato Augusto e Marcinho, faltou qualidade no meio e poder de decisão. O artilheiro do time vai fazer muita falta. E o Vitória aproveitou. Não apenas a má partida do Flamengo, como também o erro da bandeirinha, que anulou gol legal de Diego Tardelli. A história poderia ser diferente, mas não cabe ao Flamengo chorar o leite derramado. É preciso reforços e cabeça erguida para o time seguir na frente. A cochilada nas duas últimas rodadas não foi fatal, mas pode ser. E o Vitória mostra que segue firme para brigar em cima.

No Morumbi, o São Paulo chegou à terceira vitória consecutiva. Sem brilho, venceu o Botafogo, por 2 a 1. Destaque para Rogério Ceni, que voltou a marcar depois de três meses. O trabalho de Ney Franco já começa a surtir efeito no Bota, que parece finalmente ter um time. Bons resultados são questão de tempo. Não fossem os gols perdidos por Jorge Henrique, os cariocas poderiam ter saído com um resultado melhor. Para o São Paulo, ao que pesem os desfalques de Hernanes e Alex Silva nos próximos jogos, os comandados de Muricy Ramalho estão definitivamente na briga pelo título.

O Palmeiras voltou a tropeçar e caiu para a sexta colocação. A defesa dormiu no ponto duas vezes em bolas alçadas, suficientes para o Goiás abrir 2 a 0. Porém, ainda no primeiro tempo o time verde limão conseguiu empatar o jogo. Mas outra soneca rápida no segundo tempo, custou um ponto importante ao time de Luxemburgo, que não engrena. Destaque ainda para a expulsão de Kléber, a terceira em apenas 13 rodadas. Ninguém vai fazer nada com o rapaz? Denílson ainda "arrumou" um cartão vermelho após o apito final. O Goiás, cada dia melhor, se prepara, aos poucos para sair da zona de rebaixamento.E o Palmeiras que tem um clássico difícil contra o Santos na próxima rodada, volta a sofrer com a pressão.

Santos que reencontrou a vitória depois de 9 jogos. 1 a 0 suado na Vila, com gol em rebote de penalti de Kléber Pereira. Custou, mas saiu a primeira vitória de Cuca. Importante para o Santos, que mostra potencial para crescer. É preciso, porém, acertar o ataque que erra demais. Sorte que o do Sport erra tanto quanto. Carlinhos Bala abusou do direito de perder chances. E assim, no jogo fraco tecnicamente, o Peixe tenta finalmente começar a nadar na competição.

Nos Aflitos erros de arbitragem e boa fase do Inter. O colorado já é sétimo colocado, ainda sem D´Alessandro. E o Náutico, tropeça mais uma vez em casa. Não vence nos Aflitos há dois jogos, o que preocupa o torcedor. Os dois gols do empate em 1 a 1 foram irregulares. Não existiu penalti sobre Ticão, para o Náutico. E Nilmar estava impedido quando marcou o gol de empate. Terceira rodada seguida com gol de Nilmar, que não machuca e se firma como principal jogador.

Com Morais no banco (incrível!) o Vasco foi derrotado pelo Atlético-PR, por 3 a 1, no Paraná. Se o Atlético é péssimo ofensivamente, se arruma na defesa. Aos poucos, Roberto Fernandes deixa o time com sua cara. Se melhorar no ataque, pode dar trabalho e subir na tabela. Caso contrário, ficará sempre do meio para baixo. Já o Vasco, encontra a sexta derrota na competição. O time é fraco e a diretoria precisa se mexer rápido. Mudar o técnico apenas, não é solução, mas poderia resolver alguns dos problemas.

Por fim, mas não menos importante, o Mineirão foi palco de uma virada importante. Em tarde de protesto da torcida atleticana, o time deu mostras de que o protesto era mais do que justo. Deixou o Coritiba fazer 2 a 0, em apenas 2 ataques no jogo. Mas Petkovic, saiu do banco para resolver o jogo. Deu o passe para o primeiro e marcou o segundo, em penalti sofrido por ele mesmo. Com a expulsão de Rubens Cardoso no início da segunda etapa ficou fácil para o Atlético pressionar até marcar o terceiro gol. Vitória merecida. Mas ainda nada animadora para o time mineiro, que segue na rabeira da zona de rebaixamento.

Um comentário:

Leandrus disse...

Realmente, o Vitória está muito bem no campeonato. Vagner Mancini tem nas mãos um time muito bem armado, que sabe defender e atacar com muita eficiência. A aplicação tática de todos foi fundamental para a vitória no Maracanã.

E esse Kléber, só criando uma lei para descontar 99% do salário dele, caso contrário...

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter