Totalmente opostos

É impossível comparar Dunga e Maradona. Como jogador, como técnico, como pessoa.

Dunga como jogador foi apenas um bom atleta. Longe da exuberância de um craque, sabia ocupar espaços e não deixava faltar vontade. Maradona, como jogador, foi genial. Inteligente, habilidoso, rápido e letal.
 
Como pessoa, Dunga é um ranzinza. Não faz nada para agradar ninguém. Mas é sério, trabalhador. Já Maradona, é um marketeiro irresponsável. Envolvido em polêmicas e que leva a vida na diversão.

Como técnico, ambos são puro reflexo do que foram e são, dentro e fora de campo.

Dunga pegou o Brasil em situação delicada. Foi contestado, por nunca ter sido treinador. Montou um time com sua cara: sério, comprometido, com muita pegada. E funcionou. Calou a boca de muita gente e agora não se deixa levar pelos elogios aproveitadores.

Já Maradona, pegou a Argentina num momento melhor. Reconhecidamente, os hermanos tinham um dos melhores times do Mundo. Faltava o "algo a mais". E os torcedores, que endeusam Maradona, acreditavam que ele podia dar. Mas o time de Maradona tem a sua cara: nenhum comprometimento tático, pouca seriedade. Só que em campo, ninguém tem a genialidade de Maradona para levar o time em frente.

Sempre fui contra os dois. Hoje me rendo à Dunga pelos resultados e pela coerência. É justo que ele siga em frente e vá à Copa. Se perder, terá que aguentar as consequências.

Já Maradona, cometeu um grande erro em aceitar o cargo na Argentina. É como Zico tornar-se técnico do Flamengo. Rogério Ceni, no São Paulo. Tostão no Cruzeiro. Grandes ídolos, que só tem a perder colocando a cara à tapa em um cargo tão complicado.

E um recado para a AFA: procurem um técnico de verdade e demitam logo Maradona. Os amantes do futebol não merecem uma Copa do Mundo sem a Argentina e sem o melhor jogador do mundo na atualidade.

2 comentários:

Gremista Fanático disse...

Oitmo texto Grissi, voce retratou muito bem o que Dunga e Maradona representam em suas seleções, abraço.

Rafael Andrade disse...

Cara, a Seleção Argentina é qualquer coisa, menos um time de futebol. São onze caras correndo, sem função alguma pra nenhum. Um time perdido, sem organização tatica, com claras deficiencias. Aquela seleção na mão do Bielsa estaria voando. Acabou o tão aclamado "toque me voy" e entrou um futebol "germanico" de cruzamentos e mais cruzamentos, e o que é pior, levantamentos para nenhuma referencia, tendo em vista a altura de seus atacantes titulares. Bem, vou parar por aqui, por que se for descrever todas as falhas do time de Maradona, haja comentario.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter