Barrigada digital

A era do jornalismo via Twitter causa problemas incríveis. A velocidade de interação do microblog faz com que notícias se espalhem com velocidade. Notícias que nem sempre são verdadeiras. Ou até poderiam ser, mas não foram apuradas e confirmadas como deveriam.

A onda é ser rápido. Ser o primeiro a dar notícia. Ser o primeiro a emitir opinião. Ser o primeiro a fazer piada.

E isto causa certos transtornos. Como ontem, quando Ricardo Gomes chegou a ser demitido do São Paulo e Adilson Batista já estava praticamente certo. Nada disso. O treinador do tricolor segue no comando e muitos veículos tiveram que "voltar atrás".

Hoje aconteceu mais uma vez. Antes de qualquer anúncio oficial, todos os veículos deram Muricy Ramalho como treinador da Seleção Brasileira. Está certo que desta vez, os fatos ajudaram: o treinador foi visto lanchando com o presidente da CBF, que pouco depois "confirmava" de maneira informal o acerto.

Todo mundo foi na onda, inclusive este que vos escreve. Mas como errar é humano e não é motivo para vergonha, o Marcação Cerrada não vai apagar o post sobre Muricy Ramalho. Tive o cuidado de esperar uma entrevista do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, mas como a maioria, me apressei mais do que devia. Mas como é errando que se aprende, seguiremos em frente. Tomando cada vez mais cuidado com os "jornalistas de twitter", que só querem chegar na frente dos outros.

Quanto à recusa de Muricy Ramalho, acho que foi uma grande besteira. O treinador perde a grande oportunidade da sua carreira. Comandar o Brasil, em um Mundial no Brasil é uma oportunidade única. O ápice da carreira de um técnico de futebol. Muricy quis ser correto, prometendo cumprir o contrato com o Fluminense. Envolvido em um confronto também político, se deixou levar. Mas devia lembrar o que o próprio Flu fez recentemente com Cuca, depois do trabalho incrível no fim do ano passado. Sem resultados, eu duvido que o técnico seja mantido.

Bom para o Fluminense, que segue forte na briga pelo título nacional. Mas que comprou de vez uma briga para lá de perigosa contra a CBF.

Quanto à Seleção, a desmoralização da CBF é geral. Mano Menezes deve ser o próximo sondado. André Sanchez não deve fazer jogo duro, mas certamente, Mano não chegará com a mesma empolgação sabendo que foi a segunda opção. Agora, é aguardar um anúncio oficial, e aí sim, ver o que vai acontecer.

Aos leitores do Marcação, meu sincero pedido de desculpas. Também caí na "barrigada digital".

Um comentário:

Net ESportes disse...

Acho que nem é culpa do Twitter, todos os grandes vaículos da web noticiaram e foi mais baseado na reunião do que em qualquer outra fonte ....... eu tava tão feliz com a escolha do Muricy .... lamentável que não seja ele.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter