Derrotados pela cabeça

Neste momento de eliminação, o brasileiro adora procurar o "lugar comum". É fácil achar culpados e responsáveis pela derrota. Em casos como este, aquele ditado que "a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa" se inverte. A nossa grama, passa a ter sempre a obrigação de ser a mais bela do planeta.

E é neste momento que os mesmos que criticavam a "fraca" seleção brasileira e exaltavam o futebol envolvente da Holanda, passam a tratar o jogo como se fosse obrigação do Brasil atropelar o adversário em qualquer circunstância.

É esta pressão que gera momentos de descontrole emocional como o que aconteceu no início do segundo tempo. Antes disso, vale a lembrança que o Brasil fez um primeiro tempo quase perfeito. Anulou as principais peças da Holanda (mesmo abusando das faltas em Robben) e conseguiu trocar passes com qualidade e velocidade. Abriu o placar com Robinho em passe incrível de Felipe Melo. Antes, já havia marcado outro, bem anulado pela arbitragem. Os volantes holandeses deixavam espaços na entrada da área e Robinho e Kaká aproveitavam para flutuar pelo setor trocando passes com velocidade.

O primeiro tempo no qual o Brasil sobrou, só não foi perfeito pois o time não matou o jogo. Poderia ter feito 2 ou 3 a 0 e mandado de volta para casa o adversário. E contra um time que tem Robben, Kuyt, Sneijder e companhia, não se brinca.

No segundo tempo, o Brasil voltou como se o jogo já tivesse ganho. A missão parecia mais fácil do que a desenhada antes do jogo. O lance displicente de Felipe Melo logo no início mostrou claramente. A Holanda voltou com uma postura diferente e rapidamente engoliu os brasileiros. Van Bommel entrou no jogo. E o time passou a jogar mais com Robben, percebendo a fragilidade do lado esquerdo canarinho.

Não demorou para Michel Bastos abrir o bico e levar cartão amarelo. Poderia ter sido expulso, em carrinho exagerado. Dunga demorou para mexer e por ali a Holanda deitou e rolou. E quando empatou o jogo, com gol contra de Felipe Melo em falha grotesca do gigante Júlio César, o time se perdeu. Assustou-se em campo e deu espaço para os adversários.

O segundo gol, desta vez com a cabeça de Sneijder em falha do melhor jogador brasileiro na Copa (Lúcio), foi um golpe fatal. O Brasil já demonstrava que faltava controle emocional para buscar alguma coisa. Dunga voltou a demorar a mexer e o descontrole veio à tona de vez quando Felipe Melo deu um pisão ridículo e desnecessário em Robben. Crônica da expulsão anunciada. O time "guerreiro" precisava de uma derrota para tornar-se desequilibrado.

Com um a menos, esfolado mentalmente e pior em campo, foi impossível tentar alguma coisa. Nem na base do abafa, o Brasil conseguiu assustar. E a Holanda acabou ficando com a justa classificação para a semifinal.

Antes de fazer uma "análise final" do Brasil, é preciso exaltar e reconhecer o ótimo time adversário. A Holanda foi valente, competente e sabe jogar bola. Sneijder é um dos melhores do mundo na atualidade. Robben é um monstro. Stekelenburg é uma das grandes surpresas da Copa. Isto sem falar em Van Bommel, Kuyt e Van Persie. Não é atoa que o time tem 100% de aproveitamento na Copa até aqui. Não é atoa que estão há 24 jogos sem perder.

Quanto ao Brasil, não dá para culpar um ou outro. O primeiro tempo da seleção provou que os que lá estavam eram capazes de buscar o título. Mas no futebol, é preciso muito mais. É preciso seriedade do início ao fim. E muito controle emocional.

A "Era Dunga" chegou ao fim. O treinador não vai continuar. Com todos os problemas e a falta de experiência, os números foram bons. Não dá para "exigir" de alguém que vença uma Copa do Mundo tão equilibrada. Claro que o técnico teve seus erros e sua parcela de culpa. Só não dá para carregar tudo sozinho.

Assim como Felipe Melo. Errou na expulsão e precisa amadurecer com isto. Vai ser o crucificado da vez e precisará de muita cabeça para seguir em frente. Justamente o que não mostrou hoje e nos últimos tempos. Foi um jogador importante em determinados momentos, fez uma Copa do Mundo regular, mas errou num momento crucial. Quando o time mais precisava dele.

Assim como os monstros Lúcio e Júlio César. Erraram no momento importante. Justamente o setor e os jogadores mais confiáveis da seleção falharam hoje. Aconteceu. Não era o dia. Bola para frente.

Em 2014, pode ser diferente.

3 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

O Brasil não perdeu essa Copa hoje e sim no dia da convocação final, quando abriu mão do talento, pra morrer abraçado com seu time de operários...

abraço!!!

Braulio "xuBs" disse...

Cara, não gostei do primeiro tempo do Brasil.

Brasil não ficava com a bola, abusa em tabelas desnecessárias e quando perdia a bola matava a jogada com falta.

Em nenhum momento o Brasil conseguiu ditar o jogo.

No segundo tempo, Jesus Amado...

Mas é isso aí.. quem mandou convocar um peladeiro desgraçado igual o Felipe Melo. Quem mandou não levar um craque que pudesse mudar a história do jogo ?

Parabéns Dunga, Parabéns Felipe Melo, Parabéns Brasil..

Obs: Holanda não ganha nunca esta COPA

Net Esportes disse...

Holanda jogou muito e mereceu ganhar ... a mania do povo é dizer que o Brasil perdeu porque foi mal e não porque o adversário foi melhor ...

Mas faltou uma dedicação a mais no final faltou, só o Júlio César no meio do campo, o jogo Uruguai e Gana foi uma prova disso.

E se tem culpado não é o Dunga, e sim a CBF e a Rede Globo ..... eles fazem fortuna com o futebol e só pensam na grana.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter