"O Retorno" - Rio de Janeiro

O Campeonato Brasileiro volta à ativa amanhã. E como estão os clubes cariocas para a sequência da disputa? Todos os quatro times tiveram mudanças significativas. Alguns atacaram pequenos pontos. Outros passaram por mudanças radicais. Nem sempre para melhor.

Quem vinha melhor posicionado entre os cariocas era o Fluminense, atual terceiro colocado. O time das Laranjeiras mudou pouco. Na verdade, mudou o elenco, mas provavelmente o time titular seguirá o mesmo. Tudo no Flu foi feito na base da troca. O volante Éverton foi para o Cruzeiro. Para o seu lugar, o time trouxe Valência, do Atlético-PR. André Lima saiu para o Grêmio. E Émerson, o Sheik, chega para o seu lugar.

As mudanças fortaleceram o bom time do Fluminense. Valência e Émerson são bons jogadores e podem ajudar muito o time de Muricy Ramalho. Se o time já marcava presença no G-4 antes da paralisação, a tendência é que continue brigando por cima.

Time-base: Fernando Henrique; Mariano, Gum, André Luis e Carlinhos; Diogo, Diguinho, Marquinho e Conca; Émerson e Fred.

O Flamengo foi o time que mais mudou. O Império do Amor acabou, com Adriano indo para a Roma e Vágner Love voltando ao CSKA (pode haver reviravolta). O goleiro e capitão Bruno também deixou o time. Não para o Milan, como imaginava-se. Está preso devido ao desaparecimento da ex-namorada. Jean chegou para substituir Álvaro, dispensado. Corrêa é um bom reforço para o meio-campo. Renato Abreu também chega com status de titular absoluto. E Val Baiano, com pouca grife, deve assumir um ataque carente de jogadores.

O time do Flamengo piorou consideravelmente. Mas é um dos que mais deve contratar nas próximas semanas. Por isso, o time ainda é uma incógnita. A tendência, porém, é que se ajeite tarde demais para brigar pelo bi.

Time-base: Marcelo Lomba, Leo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Willians, Correa, Kleberson e Petkovic; Renato Abreu e Val Baiano.

O mais preciso nas contratações, ao meu ver, foi o Botafogo. Sem pirotecnia, manteve o time que conquistou o Campeonato Carioca e contratou dois reforços de altíssimo nível. Maicosuel está de volta depois de rápida passagem pela Alemanha. Chega com status de estrela ao time onde teve ótima passagem. E Jóbson, recuperado do problema com o doping, é outro que volta disposto a dar a volta por cima.

O Botafogo que já tinha um time coeso, conseguiu se reforçar muito bem. Ficou forte. E pode surpreender muita gente brigando até mais do que por uma vaga na Libertadores.

Time-base: Jefferson; Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva, Maicosuel e Marcelo Cordeiro; Jóbson e Loco Abreu.

Por fim, o Vasco, atualmente na zona de rebaixamento. O único dos cariocas a mudar o comandante. Contratou PC Gusmão, que fazia ótima campanha no Ceará. Foi um time que contratou bastante, alguns nomes bem interessantes. Faltou, porém, reforçar o seu sistema mais fraco: a defesa. Os reforços principais chegaram para o meio-campo e ataque. Além da permanência de Carlos Alberto, o time trouxe de volta Felipe e contratou o ótimo Zé Roberto. Para o ataque, mais dois bons reforços: Éder Luís chega do Benfica e Nunes terá a grande oportunidade da carreira saindo do Santo André. Das perdas, apenas o jovem Souza deverá fazer falta.

O Vasco montou um time de bom para ótimo do meio para frente. Mas tem uma defesa ruim demais. Por isso, é difícil confiar. Se o ataque não fizer milagre, é time para brigar na parte de baixo da tabela.

Time-base: Fernando Prass; Irrazábal, Fernando, Thiago Martinelli e Ramón; Rafael Carioca, Nilton, Carlos Alberto e Zé Roberto; Éder Luis e Nunes.

Um comentário:

Michel Farias disse...

No Rio de Janeiro, acho o Vasco o clube que contratou melhor, isso porque a equipe que vinha jogando era de terceira divisão, as contratações vieram para vestir a camisa e jogar, vejo as contratações do Flamengo como composição de elenco, nenhum jogador contratado tem potêncial para ser títular, talvez o Renato e só.

Abraço!!!

http://ofuteboleoscariocas.blogspot.com/

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter