Essa é a dança do desempregado...

13ª rodada. O que já teve de times mudando de técnico não está no gibi. Este é o Campeonato Brasileiro! Os anos passam, os times que mantém o técnico (salvo raras exceções) ficam sempre na parte de cima e os outros não notam. O imediatismo é a palavra de ordem. Por isso, muitas mudanças aconteceram no comando das equipes da Série A na última semana.

Começou com Ricardo Gomes, de saída do São Paulo, após a derrota na Libertadores. Já abordei a saída do treinador no sábado. Hoje falo da escolha da direção tricolor: Sérgio Baresi. Campeão da última Copa São Paulo, o técnico do júnior tem o que o time precisa. Conhece a base do clube, já se mostrou qualificado e é barato. De fato, o gigante paulista está precisando economizar, de olho na reforma milionária do Morumbi.

É preciso porém, ver se terão paciência com o trabalho de Sérgio. Será um período de transição muito importante. Com ele, a garotada da base finalmente deve ganhar oportunidades. Mas os resultados podem demorar para aparecer.

Outro grande que perdeu o técnico foi o Grêmio. Silas foi embora, depois de enfrentar grande pressão desde sua contratação. Para ganhar a torcida, a tendência é que a diretoria aja de acordo: Renato Gaúcho deve assinar hoje com o clube. Ídolo eterno dentro de campo, Renato terá um enorme desafio fora dele.

Acho uma boa contratação. Vai unir time e torcida. Tem identificação e conhece a história do clube. Apesar da carreira controversa como treinador, já mostrou qualidades no Fluminense. Tem uma nova e fundamental chance na carreira. Deve agarrar com unhas e dentes.

Outra mudança (esta causou muito estranhamento deste que vos escreve) foi no Vitória. Mesmo depois de levar o time à final da Copa do Brasil, o "interino" Ricardo Silva foi substituído. Decisão estranha. Mesmo sem ficar com o título, a chegada a decisão com um time que tinha poucas peças foi um belíssimo trabalho. Agora, que o time vai encorpar com a chegada de bons reforços, era o momento de dar tempo a ele.

Quem chega para seu lugar é Toninho Cecílio, do Grêmio Prudente. Quando foi contratado, fiz um post no blog criticando e desacreditando em suas qualidades. Me surpreendi e tenho que dar o braço a torcer. Toninho fazia um belo trabalho no jovem time paulista. Aliás, deixará uma lacuna difícil de ser preenchida num mercado escasso e caro. Fará muita falta ao Prudente, que terá um jogo fundamental esta semana contra o Atlético-MG pela Sul-Americana.

Por fim, mas não menos importante, quem também trocou de técnico foi o Ceará. Mesmo na terceira posição, o time demitiu Estevam Soares, que assumiu pouco antes da Copa do Mundo. Apesar da série negativa, o time se mantinha bem e poderia ter tido mais paciência. Aliás, todos sabiam que a tendência natural era a queda de rendimento do time que começou muito bem. Mário Sérgio foi contratado, e mesmo depois do bom trabalho no Inter ano passado, ainda não me pega.

A tendência natural é de novas demissões nas próximas rodadas. Portanto, se você é treinador: telefone ligado e carteira de trabalho na mão. Novas vagas não vão demorar a surgir.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter