Bonde do Marcação sem freio

A temporada 2011 do Cartola começa neste sábado. E como não poderia deixar de ser, o M. Cerrada FC chega forte, sem freio para mais um desafio. Neste ano, o Cartola apresenta algumas mudanças e novidades. Por isto, antes de divulgar a escalação mais esperada da rede, vou dar algumas dicas e informações sobre o jogo, principalmente para quem está se aventurando pela primeira vez (lembrando que quem quiser participar da Liga Marcação Cerrada no Cartola ainda pode, é só fazer o cadastro como explicado aqui).

Todos os times começam com 100 cartoletas (a moeda do jogo). É pouco e não dá para fazer muitas loucuras. O início da temporada sempre tem o mercado inflacionado, este ano ainda mais pelo excesso de grandes jogadores na competição. Por isto, contratar Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Luis Fabiano nas primeiras rodadas além de utópico é irresponsável.

O mais importante a saber neste início de temporada é que o preço flutua acima do normal. Os jogadores se valorizam (ou desvalorizam) 4 ou 5 cartoletas facilmente dependendo de seu desempenho, até atingirem um preço mais padronizado. Por isto, neste início é bom investir em jogadores desvalorizados para fazer caixa para o restante da temporada e poder passar a investir nas "estrelas".

Em todas as rodadas é preciso escalar 11 jogadores (sendo um goleiro) e um técnico. Ou seja, são 12 "contratações". Sendo assim, no início a média é de 8,3 cartoletas para cada jogador. É bom porém guardar sempre algum dinheiro de reserva, para que caso seus jogadores não rendam bem o resto do campeonato não fique comprometido.

A minha tática preferida normalmente é o 4-3-3. Atacantes e meias costumam render mais pontos e por isto é bom investir nele. Neste início, porém, faltará dinheiro para escalar muitos atacantes. Outras táticas podem ser boas opções.

É sempre importante observar os adversários de seus jogadores escolhidos. Neste início, portanto, olho em Santos, Coritiba, Vasco, Ceará e Avaí que focados em outras competições, podem usar times reservas ou mistos.

Agora vamos à análise e dicas por posição:

Goleiro: o bom goleiro é aquele que não sofre gols. Porém, vale a pena arriscar bons goleiros contra times mais fortes. Eles vão trabalhar mais e fazer mais pontos. Vale a pena ficar de olho também em Rogério Ceni, goleiro que pode acumular pontos também marcando gols.

Bons nomes para a primeira rodada são: Felipe do Flamengo (caro, porém deve enfrentar os reservas do Avaí), Renan Ribeiro do Atlético-MG, Renan do Internacional e Flávio do América (tem bom preço e seus times são favoritos nos confrontos). Se quiser economia, Ricardo Berna, do Fluminense, custa apenas cinco cartoletas, mas terá o forte São Paulo pela frente.

Zagueiros: quando o time não sofre gols, os zagueiros ganham pontos extra. Além disso, é bom ficar atento aos zagueiros que cometem poucas faltas e também levam poucos cartões. Ainda há no Brasil zagueiros que costumam marcar muitos gols.

Bons nomes para a primeira rodada: David Braz do Flamengo (mesmo motivo de Felipe), Thiago Heleno do Palmeiras (vive bom momento e o Botafogo terá seu ataque reserva), Leandro Euzébio do Fluminense (costuma fazer muitos gols). Welinton do Flamengo e Werley do Atlético-MG são boas opções para quem quer gastar pouco.

Laterais: assim como os zagueiros, é bom investir em laterais de times que sofram poucos gols e em jogadores que façam poucas faltas. Laterais ofensivos podem render ainda mais pontos com gols ou assistências.

Bons nomes para a primeira rodada: Nei do Internacional (caro, mas pode valer o investimento contra os reservas do Santos), Patric do Atlético-MG (tem marcado muitos gols), Fábio Santos do Corinthians (costuma bater faltas e penaltis), Júlio César do Fluminense (joga de forma bastante ofensiva). Opções baratas? Gabriel Silva do Palmeiras e o estreante Thiago Carletto do América que custa apenas 1 cartoleta.

Meias: existem volantes que rendem boas pontuações. Principalmente os que roubam muitas bolas. É preciso cuidado com o excesso de faltas, porém. No entanto, os melhores costumam ser mesmo os mais ofensivos, que marcam gols e dão passes produtivos.

Bons nomes para a primeira rodada: Oscar do Internacional e Botinelli do Flamengo (são caros, mas podem valer o investimento em um deles), Escudero do Grêmio, Fillipe Souto do Atlético, Irênio do América e Tinga do Palmeiras (boas opções por bom preço). O mais vantajoso para a primeira rodada, porém, é investir no jovem Giovanni Augusto, do Atlético-MG, pela pechincha de 3 cartoletas.

Atacantes: atacante bom é atacante que faz gol. Os que sofrem mais faltas e que também conseguem dar passes são ainda melhores. Gol deve ser sempre o foco dos homens de frente.

Bons nomes para a primeira rodada: Deivid do Flamengo, Leandro do Grêmio e Fábio Júnior do América (estão dentro das possibilidades financeiras para a rodada e tem boas chances de marcar na primeira rodada), Keirrison do Santos (jogará com o time reserva do Peixe mas sabe que precisa jogar bem para surpreender Muricy). Eliandro do América e Richely estreante do Santos podem ser boas apostas para quem pretende gastar pouco.

Técnico: O técnico tem sua pontuação baseada na média de todos os jogadores de seu time. Portanto, vale a pena apostar naqueles amplamente favoritos para a rodada.

Bons nomes para a primeira rodada: Vanderlei Luxemburgo do Flamengo (ou alguém acha que os reservas do Avaí podem surpreender o Flamengo?), Marcelo Oliveira do Coritiba (mesmo com time misto, tem tudo para estrear vencendo em casa). Enderson Moreira do Fluminense e Mauro Fernandes do América podem ser opções para quem tem pouco dinheiro.

Sem mais delongas, aí vão os escolhidos do M. Cerrada FC para a primeira rodada:

Felipe (Flamengo), Patric (Atlético-MG), Welinton (Flamengo), Leandro Euzébio (Fluminense) e Júlio César (Fluminense); Tinga (Palmeiras), Escudero (Grêmio), Irênio (América) e Giovanni Augusto (Atlético-MG); Leandro (Grêmio) e Fábio Júnior (América). Técnico: Marcelo Oliveira (Coritiba).
---
Participe do Bolão Marcação Cerrada do Campeonato Brasileiro. Clique aqui e faça sua inscrição.

Faça parte da Liga Marcação Cerrada no Cartola. Clique aqui, conheça as regras e se inscreva. O vencedor receberá um livro em casa.

Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter