Eficiência e erro zero: o único caminho

Vencer o Barcelona é possível, porém muito difícil. É preciso uma estratégia bem definida, eficiência e erro zero. Tudo isto, aliado a uma boa dose de sorte. Parece exagero, mas não é. Assim como não é exagero dizer que a tarde foi perfeita para o Chelsea, que venceu por 1 a 0 no Stamford Bridge e conseguiu vantagem considerável para chegar à decisão da Champions.

A estratégia de Di Matteo ficou clara na escalação. Um 4-1-4-1 que visava entrincheirar o sistema defensivo congestionando a entrada da área e tirando espaços do Barcelona no último terço do campo. O escape seria Ramires, deslocado para a esquerda, saindo em velocidade nas costas de Daniel Alves. O trunfo? O porte físico de Drogba, com óbvia vantagem sobre Puyol e Mascherano, escalados no miolo de zaga do Barcelona.

Estratégia definida, estratégia cumprida à risca. O Barcelona teve mais de 70% de posse de bola, controlou o jogo como de costume e não era ameaçado. Conseguiu criar boas chances principalmente porque Mikel errava o posicionamento saindo para dar o bote em Fábregas e deixando Messi trabalhar onde mais gosta: nas costas do volante, na entrada da área. Aí entrou a dose de "sorte". Sanchez acertou a trave, Cole salvou em cima da linha, Fábregas chutou mal, Cech salvou, Pedro acertou a trave.

Com atuação eficiente na zaga, principalmente graças às ótimas atuações individuais de Cahill e Cole, o Chelsea decidiu na única chance que teve. Lampard roubou de Messi e em rara participação ofensiva deu lançamento perfeito. Estratégia. Ramires em velocidade e passe para Drogba marcar na única finalização correta do Chelsea nos 90 minutos.

Vencer o Barcelona é raro porque atuações impecáveis são raras. Até mesmo por parte do Barcelona. Di Matteo sabe que o caminho é este: precisão. É possível repetir no Camp Nou, mas não será tarefa fácil, como não foi hoje. Assim como os comandados de Guardiola não podem esperar moleza. O experiente e forte Chelsea chega ao fim da temporada pronto demais para decidir.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter