Vence o futebol mesmo quando o melhor do mundo perde

Antes de mais nada, é preciso repetir o que foi dito aqui ao exaltar o Chelsea na vitória sobre o Barcelona na semana passada: estratégia perfeita, única possível para derrotar um time que ainda está muito acima da média. Saber se defender, conseguir que todos os jogadores comprem a ideia e transformar a entrada da área numa barreira quase intransponível, é muito difícil. Assim como é difícil manter-se por tanto tempo jogando um futebol de altíssimo nível e sobrando contra adversários muito qualificados.

O empate por 2 a 2 no Camp Nou não faz do Chelsea o melhor time do mundo. Não é "uma vitória do futebol de resultado". Assim como não é "uma derrota do futebol". É o futebol. Simples, com todos os ingredientes que fazem dele um esporte tão apaixonante.

Depois de alguns anos vendo um Barcelona que parecia imbatível e o mais importante, sentia-se imbatível, hoje foi possível notar o time catalão muito distante de sua zona de conforto. Talvez pelas duas derrotas consecutivas que não aconteciam desde 2009. Talvez pela fase individual ruim de quase todos os seus jogadores. A confiança não foi a mesma, a paciência não foi a mesma. Até o estilo, mudou um pouco. Lançamentos para a área em excesso, passes errados acima do comum.

O Chelsea perfeito taticamente emulando a Inter de Milão de Mourinho em 2010 (com Drogba no papel de Eto'o, defendendo como um leão pela esquerda e tentando atacar enquanto teve pernas) mostrou mais uma vez que é possível. E justamente quando o mundo parece perceber que o estupendo time de Guardiola é "vencível", a equipe sentiu o baque.

Um jogo para coroar um estupendo Ramires, autor de um golaço hoje e de uma assistência precisa na primeira partida. Para exaltar um fantástico Drogba, comprometido e decisivo. E para perceber que é impossível contar com John Terry, muito bem expulso após acertar Sánchez sem bola com uma joelhada.

O Chelsea venceu e desfigurado chega à decisão. Mas provou hoje que não é bom negócio duvidar deles.

O Barcelona perdeu a Champions e o Espanhol. O ainda melhor time do mundo, só terá a Copa do Rei nesta temporada em desafio difícil contra o Bilbao. Mas queiram aqueles que torcem pela derrota de um time enorme sem o menor motivo ou não, Guardiola e sua trupe já fazem parte da história. E ainda vão fazer muito pelo futebol. A história continua sendo escrita, como hoje. E eu só tenho a agradecer. Ao Chelsea e ao Barcelona por mais esta grande página do futebol.

Sim amigos, o que se viu hoje no Camp Nou foi futebol.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter