Apenas uma pergunta

Gostaria de participar da coletiva de Mano Menezes após a magra e sonolenta vitória contra a Costa Rica por 1 a 0 ontem a noite. Mais um amistoso pobre, que não acrescentou nada e que não serviu para conclusão alguma. A pergunta é: qual o objetivo atual de Mano no comando da seleção?

Independente da resposta, Mano se perde. Me parece querer abraçar o mundo, com vários objetivos, e não consegue evoluir em nenhum deles.

Se o objetivo da seleção é vencer, jogar o mais forte possível, está errado. Não faz sentido poupar jogadores como Daniel Alves e Marcelo. Nem contar com jogadores como Fred, que pouco tem resolvido no Fluminense. Tão pouco, deixar de fora jogadores como Anderson, que faz ótimo início de temporada no Manchester.

Se o objetivo é pensar para 2014, o erro é ainda maior. Júlio César, Ronaldinho Gaúcho e Fred (de novo) já estão na curva descendente da carreira. E sinceramente, não vejo chances para que eles estejam atuando ainda em alto nível até 2014. A mesma reposta ficaria negativa se o treinador estiver pensando na formação do time olímpico.

Mano paga caro por não ter uma base para evoluir. A Espanha, melhor time do mundo, pôde aproveitar o modelo e grande parte dos jogadores do Barcelona. A Alemanha, segundo melhor na minha opinião, pegou a base de Dortmund e Bayern de Munique, que jogam de maneira parecida. No Brasil, é impossível fazê-lo. O Santos, poderia servir como base com Danilo, Arouca, Elano, Ganso, Neymar e Borges. Mas além da impossibilidade de convocar muitos jogadores do mesmo time, a falta de competitividade do Santos (que brinca no Brasileirão) prejudica.

Mano precisa escolher um objetivo. E focar nele para buscar evolução na linha de trabalho.

O que eu faria? Colocaria como objetivo a Olimpíadas de 2012. Utilizaria apenas jogadores que poderão jogar em Londres sempre com o acréscimo de três ou quatro jogadores acima da idade. Mano poderia montar um time forte para ganhar o ouro olímpico, observar garotos que podem estar no auge em 2014 e seguiria aproveitando jogadores mais experientes (fazendo um rodízio). Independente de ser a melhor ou pior, é uma linha de trabalho.

Qual a sua, Mano?

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter