O melhor dos melhores, sem os melhores

A estreia da atual campeã mundial na Euro 2012 escancarou mais uma vez o quão fantásticos são Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. A Espanha, que ganhou a Copa do Mundo com o pior rendimento ofensivo da história, voltou a jogar futebol de encher os olhos mas novamente sofreu mais do que deveria contra uma aplicada Itália, mais uma vez mostrando o peso da camisa.

Vicente Del Bosque preferiu não apostar em nenhum dos três atacantes convocados. O indecifrável esquema tático tinha Xavi à frente dos dois volantes preparando a saída de bola e intensa movimentação dos três homens de frente. Fábregas e Silva se revezavam no comando do ataque e Iniesta partia da esquerda para o centro.

Postada no 5-3-2 sem a bola, tentando aproveitar os lançamentos longos de Pirlo e a velocidade de Cassano e Balotelli, a Itália negava espaços no meio-campo e jogava. Conseguia sair em bloco usando a chegada dos alas e criou as melhores chances da primeira etapa. Ou melhor: criou todas as chances.

Assim como na Copa do Mundo, a Espanha jogou bonito. Foi agradável ver os toques rápidos, a movimentação intensa. Mas faltava o "instinto assassino". Unindo o melhor de Barcelona e Real Madrid, a seleção espanhola "só" não tem o que há de melhor nos dois times: Cristiano Ronaldo e Messi. São eles que aproveitam a qualidade do restante para definir no último quarto. Dribles rápidos e finalização de jogadas com perfeição. Gols que fazem falta à Espanha.

Se ainda deve ser cotada como uma das favoritas da Euro, a Espanha voltou a sofrer mais do que deveria hoje. O justo empate por 1 a 1 poderia ser diferente se o time definisse mais. Falta ímpeto e ele pode vir com um atacante na equipe. Ignorar a fase ruim de Fernando Torres ou a qualidade técnica de Llorente me parece ser o melhor caminho para que a Espanha tenha algum instinto goleador.

---
Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

Nenhum comentário:

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter