O favorito e seus riscos

O time encantador, leve com seu DNA ofensivo ficou no passado. Com Muricy Ramalho, o Santos se tornou pragmático e ótimo na defesa (embora ainda erre muito nas bolas paradas). Se tornou, mais do que nunca, o Santos de Neymar. E por ele, o time ainda vale a pena.

Ainda sem Ganso, Muricy não fez o básico escalando Alan Patrick. Com Pará na lateral direita e Danilo novamente no meio-campo, fez de Elano o homem de ligação do 4-3-1-2 santista. Não funcionou. Elano não tem as características necessárias para ser o "10". Participou pouco do jogo e não deu ao time a fluência necessária.

Assim, mais uma vez o Santos foi o time de Neymar. Só chegou quando a bola passou pelo camisa 11. Invariavelmente, dos pés do atacante saem boas jogadas. Se o restante do time chegasse perto de seu ritmo e nível de acerto, o resultado poderia ser outro. Zé Eduardo fez mais uma partida ruim e passou longe do gol. Alan Patrick também perdeu ótima chance, no último minuto da partida. Gol que daria tranquilidade ao time para o jogo de volta no Paraguai.

Gol que Edu Dracena não perdeu aos 44 minutos do primeiro tempo. De cabeça, o zagueiro completou para as redes mais uma das incontáveis ótimas jogadas de Neymar. 1 a 0 injusto àquela altura e que ficaria ainda mais quando minutos depois Rafael conseguiu salvar cabeçada a queima-roupa dentro da área.

O Cerro Porteño tem seus méritos. Não se apequenou jogando fora de casa contra um adversário tecnicamente mais forte. Tentou jogar com marcação adiantada e manteve a posse de bola no campo ofensivo. Poderia ser ainda mais perigoso se tivesse apostado no jovem Iturbe, no segundo tempo. Lamenta o fato de não ter feito gol no Pacaembu, pois teve oportunidades para tal. Mas leva para o Paraguai uma vantagem reversível.

O Santos não jogou bem. Brilha com Neymar, não empolga no restante. Falta criatividade, leveza. Hoje, é ainda mais favorito que ontem para chegar à decisão da Libertadores. É um time que sofre poucos gols e que tem em Neymar a certeza de que em algum momento, sairá alguma boa jogada. São indiscutíveis os méritos de Muricy que vai levando o Santos à final. Mas é uma pena que o time não possa ter liberdade para jogar mais.

---
Participe do Bolão Marcação Cerrada do Campeonato Brasileiro. Clique aqui e faça sua inscrição.

Faça parte da Liga Marcação Cerrada no Cartola. Clique aqui, conheça as regras e se inscreva. O vencedor receberá um livro em casa.

Curta o Marcação Cerrada no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

2 comentários:

helder matias disse...

defensivamente o santos esta ótimo

mas na frente neymar esta fazendo das tripas coração. Tah jogando sozinho desde q o ganso se machucou

zé eduardo é um cone, a fase esta horrível, não é possível que o maycon leite consegue ser pior q ele.

elano ontem esteve apagado

no jogo de volta bem q o muricy podia lançar o alan patrick e o maycon leite, ao menos com o maycon ele ganha velocidade no contra ataque, ao contrário do cone zé eduardo q vem perdendo gols e tirando gols dos colegas, vide a bola q ele tirou do pé do danilo no cruzamento do durval

o santos não precisava passar tanto aperto assim como vem passando...=s

Vinicius Grissi disse...

Elano esteve apagado porque jogou fora da posição dele. E o Zé Love já vem mal há algum tempo.

Sem o Ganso, o ideal seria o time jogar no 4-3-3, com o Neymar tendo mais liberdade para articular e mais atacantes perto dele para receber a bola.

Quadro Negro

Quadro Negro
O 4-2-3-1 do Fluminense. Pouca mobilidade do setor ofensivo é compensada com "tesão".

Marcação no Facebook

Marcadores Online

Marcação Arquivada

Desde Ago/2007

Marcação no Twitter